Gustavo Tsuboi bateu o número 30 do mundo e joga a fase de 32 nesta terça. Foto de Arquivo: ITTF.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
O Brasil terá três representantes na fase de 32 do torneio individual do WTT Star Contender. Nesta segunda-feira (8), Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi venceram seus compromissos, em Doha, no Catar, e se juntam a Hugo Calderano, que estreia na competição. A dupla mista com Bruna Takahashi e Vitor Ishiy também passou de fase e está próxima de medalha. As partidas são transmitidas ao vivo pelo site oficial do WTT (mesa 1, em https://worldtabletennis.com/livevideo) e pelo YouTube do WTT (mesas 2 a 5, no https://www.youtube.com/user/ittfchannel).
Bruna Takahashi foi a que proporcionou as maiores emoções nos confrontos desta segunda-feira. A número 1 do Brasil e 47 do ranking mundial encarou a porto-riquenha Melanie Diaz (68ª), tradicional adversária em competições pan-americanas. Venceu um primeiro set com muitos erros dos dois lados, sofreu a virada e se encaminhava para perder o quarto set e a partida. Reagiu no momento certo, levou o jogo para o desempate e foi absoluta na reta final, vencendo por 3 a 2 (12/10, 8/11, 7/11, 12/10 e 11/6). Nesta terça, às 8h15 (de Brasília), ela encara a romena Bernardette Szocs, na mesa 2.
Gustavo Tsuboi (36°) teve uma vitória bem mais segura, com oscilação apenas no terceiro set, diante do dinamarquês Jonathan Groth (30°), superando o adversário por 3 a 1 (11/4, 13/11, 4/11 e 11/9). Pela frente, um duelo bem complicado: contra o japonês Koki Niwa, 17° do mundo, às 9h35, na mesa 4.
“Hoje foi um dia muito bom para o Brasil. O Tsuboi venceu o número 30 do ranking mundial, fez um jogo bem agressivo com o saque e foi muito inteligente para achar soluções na recepção nos momentos importantes da partida. A Bruna teve alguns problemas com a recepção, mas conseguiu manter a calma e o espírito de luta para conseguir virar um jogo que estava bem difícil”, disse o técnico Francisco Arado, o Paco.
O terceiro brasileiro no individual é Hugo Calderano, sexto do mundo na atualidade. Ele estreia diretamente na fase de 32, diante do sul-coreano Cho Daeseong, às 10h, na mesa 1.
O fantástico dia brasileiro teve outra vitória expressiva, no torneio de duplas mistas. Depois de ultrapassarem a fase preliminar, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy enfrentaram a dupla número 14 do mundo, os húngaros Szandra Pergel e Adam Szudi. E não deram chances aos adversários: 3 a 1 (11/9, 7/11, 11/5 e 11/8). Pela frente, na próxima quinta-feira, um grande desafio, no jogo que pode garantir a vaga na semifinal: os eslovacos Barbora Balazova e Lubomir Pistej.
“Na dupla mista Vitor e Bruna jogaram muito bem taticamente. Conseguimos dominar o jogo curto e sermos agressivos nos momentos importantes da partida. Sabemos da dificuldade de jogar no nível internacional e por isso temos que valorizar cada vitória”, ressaltou o técnico.
Dupla masculina estreia
A parceria Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy estreia também nesta terça, nas oitavas de final do torneio masculino de duplas. E já terão um desafio gigante pela frente: os sul-coreanos Lee Sangsu e Jeoung Youngsik, parceria número 2 do ranking mundial. O confronto acontece às 12h55, na mesa 4.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM
Nelson Ayres - nelson@fatoeacao.com
imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214