Por Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) deu, no último sábado (24), mais um passo para ampliar a detecção de jovens talentos do esporte. Membros das áreas técnica e de desenvolvimento, além da Universidade do Tênis de Mesa, se reuniram para alinhar os detalhes do garimpo de mesa-tenistas promissores nos âmbitos regional e nacional. Este foi o primeiro encontro de 2021, realizado virtualmente e que incluiu as ligas TMB Regionais para a indicação de atletas olímpicos e paralímpicos no processo de monitoramento.
O objetivo é identificar novos talentos e incluí-los em um projeto de desenvolvimento organizado para que nenhuma etapa seja pulada: desde a detecção regional, passando pela projeção nacional e pelo Diamantes do Futuro, até as Seleções de base. A ideia é acompanhar os atletas e seus técnicos em seu caminho natural de crescimento no tênis de mesa.
Para contribuir com o processo de detecção de talentos, as indicações de atletas e técnicos poderão ser feitas por diferentes vias. Cada Federação, Liga TMB Regional e Polo de Desenvolvimento Regional poderá selecionar quatro mesa-tenistas entre seus filiados, sendo dois olímpicos e dois paralímpicos. Estas indicações serão feitas com vídeos de situações de jogo e treinamentos para que a comissão técnica do projeto avalie.
Os técnicos e mesa-tenistas selecionados vão integrar um grupo com reuniões e encontros planejados para este ano. Os próximos passos para a adesão ao projeto serão detalhados em nota oficial, a ser divulgada pela CBTM.
Ao todo, sete federações estiveram presentes na reunião do último sábado: Federação dos Mesatenistas do Ceará; Federação Matogrossense de Tênis de Mesa; Federação de Tênis de Mesa do Paraná; Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro; Federação Esportiva e Paradesportiva de Tênis de Mesa do Estado do Rio Grande do Sul; Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo; e Federação do Tocantins de Tênis de Mesa. Três Ligas Regionais também marcaram presença: Liga Metropolitana de Tênis de Mesa/SP; Litoral de Tênis de Mesa/SP; e Liga Leste/SC.
O coordenador técnico das Seleções olímpicas, Lincon Yasuda, a líder da Universidade do Tênis de Mesa, Taisa Belli, o líder de seleções paralímpicas, Raphael Moreira, e o líder de desenvolvimento, Sandro Abrão, foram os representantes da CBTM que estiveram na reunião. Além disso, participaram também representantes de nove Polos de Desenvolvimento Regional: Ceará II – Tianguá; Minas Gerais I – Varginha; Mato Grosso; Paraná; Rio de Janeiro – Rocha Miranda; Rio Grande do Sul; Santa Catarina I – São Bento do Sul; Santa Catarina II – Joinville; e São Paulo – Santo André.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres (21) 98541-1967 – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/@cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214