Protocolo na entrada do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro, em dezembro de 2020, no Rio. Foto: Daniel Zappe.
Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Em meio à campanha contra a Covid-19, o tênis de mesa deu um passo à frente. No estado do Mato Grosso do Sul, como vem acontecendo em todo o Brasil, muitos não têm retornado para se imunizar completamente após tomarem a primeira dose da vacina. Por isso, em um incentivo à imunização completa, a a Federação de Tênis de Mesa do Mato Grosso do Sul (FTMS) divulgou que só deixará entrar em seus eventos, além de atletas e técnicos, os familiares e torcedores que apresentarem um comprovante com as duas doses recebidas. A medida está em estudos pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e poderá ser implantada também na disputa do TMB Platinum, de 21 a 25 julho, no Rio de Janeiro.
Em abril, por exemplo, o Ministério da Saúde divulgou que cerca de 24,7 mil pessoas não haviam retornado para receberem a segunda dose da vacina no Mato Grosso do Sul. Segundo o presidente da FTMS, Marco Tavares, esta ainda é uma realidade no estado. “Estamos sofrendo um problema de que as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina, não estão indo tomar a segunda. Ou por impossibilidade física ou por acharem que a primeira já é suficiente”, conta.
O posicionamento da Federação, porém, é favorável ao que disseram os testes e estudos com as vacinas: são necessárias duas doses, seja com a CoronaVac ou com imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, para que haja maior proteção contra o coronavírus. O modo que a FTMS encontrou para incentivar a vacinação completa foi por meio de suas competições, que retornam neste mês.
“Não é permitida a entrada dos pais no ginásio, apenas atletas e técnicos, como um protocolo de biossegurança que nós temos. Mas vamos permitir a entrada daqueles pais ou pessoas que quiserem assistir, desde que apresentem o comprovante da segunda dose da vacina. Sem, é claro, liberar a questão da segurança que é o uso de máscaras, distanciamento social e a higienização com álcool em gel. Tudo isso nós vamos utilizar”, destaca Tavares.
Segundo ele, a ideia é “incentivar a vacinação”. “Se eu sou pai e quero assistir ao jogo do meu filho, mas não fui tomar a segunda dose, vou tomar porque quero vê-lo jogar”, explica o presidente da FTMS.
O calendário da entidade prevê, ainda neste ano, seis etapas do TMB Estadual entre junho e novembro - a primeira será disputada já no próximo dia 27 com esse incentivo à imunização completa. Além disso, dois Training Camps também serão organizados nos meses de agosto e outubro. “Acredito que isso pode incentivar as pessoas a procurarem a segunda dose ou chamar a atenção para a questão", finaliza Tavares.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214