Por Fato&Ação – Assessoria de Imprensa CBTM
A importância do sono para atletas jovens foi o tema do último encontro dos Diamantes do Futuro, realizado nesse domingo (13). Para falar sobre isso, foram convidados a Andrea Maculano Esteves e o Victor Sanz Milone Silva, acadêmicos do esporte e da ciência, especializados no tema. Durante a apresentação, foram abordadas as características do sono e sua importância para o desempenho de atletas em treinos e competições.
A condução da palestra foi feita com muita propriedade, já que ambos convidados estudam a relevância de uma noite bem dormida para o esporte. Andrea Esteves é formada em Educação Física com especialização em Esportes Adaptados, pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Sono e Exercício Físico da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Já Victor Silva, além da formação em Ciências do Esporte, é mestre em Educação Física pela Unicamp e estuda a influência do sono no desempenho de atletas.
A primeira parte trouxe as características do sono, suas fases e o tempo necessário para um bom descanso, além dos benefícios de uma noite bem dormida. Em seguida, os atletas entenderam a importância do sono na recuperação física e o contrário: as consequências de uma noite mal dormida para o desempenho dos atletas em treinos e competição.
A qualidade do sono conduziu a segunda etapa. Neste momento, foi explicada a relação entre o descanso e o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, além da alimentação ideal para a noite, de modo a não prejudicar o horário de início do sono. Com isso, foi evidenciado o quão importante é inserir uma noite bem dormida entre as tarefas da rotina. Para os atletas, especialmente, também foi ressaltado o grande valor dos cochilos vespertinos entre um período e outro de treinos, cruciais para a recuperação e o bom desempenho no período seguinte.
“Foi um ótimo tema, muito pertinente aos tempos atuais, nos quais estamos todos inseridos em um ambiente multifacetado. Com isso, acabamos muitas vezes prejudicando nosso tempo de recuperação. Aos atletas jovens, fica a mensagem para que se cuidem desde cedo sobre o assunto, de modo a ter seu desempenho otimizado nos treinos e competições”, destacou Lincon Yasuda, coordenador técnico de seleções olímpicas da CBTM.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214