Notícia

CBTM lança a campanha 'Assédio Não!' e motiva mesa-tenistas a denunciarem comportamentos inadequados

Reforço de divulgação do canal de ouvidoria e importância do curso de prevenção ao assédio, oferecido pelo COB, são algumas das ações

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

12/07/2021 14h59


O tênis de mesa não tolera mais os comportamentos inadequados dentro do ambiente da modalidade. Por causa disso, atendendo a um desejo cada vez maior da comunidade, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lançou, nesta segunda-feira (12) a campanha “Assédio Não”, através dos seus canais de comunicação.

O objetivo é ter uma comunidade cada vez mais inclusiva e acolhedora, que permita a participação de todos e todas sem preocupações e aproveitando a vocação social da modalidade para proporcionar mudanças.

Os pilares da campanha são o reforço da Ouvidoria, um canal independente por onde a comunidade pode denunciar casos de assédio que venham a acontecer, e a importância do curso de prevenção ao assédio, oferecido pelo COB, que é gratuito e pré-requisito para renovação da Taxa de Registro Anual (TRA) e para a inscrição em eventos de algumas categorias.

O comportamento indesejado tem o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo. São considerados exemplos de situações de assédio sexual os contatos e comentários indesejados; insinuações que deixem a pessoa desconfortável; mensagens indesejadas em redes sociais; e, outros tipos de situações constrangedoras.

A campanha tenta combater outros tipos de assédio, como o Assédio Moral, Assédio Virtual, Bullying e Stalking. Desde maio de 2019, a CBTM mantém um canal de ouvidoria independente, gerida por uma empresa externa, com denúncias anônimas. Uma das mensagens da campanha é garantir que os denunciantes não sofrerão represálias pelas denúncias. Todos os casos passam pelo Comitê de Ética, que avalia a punição para o denunciado. Caso alguém tenha sofrido assédio dentro do ambiente do tênis de mesa, deve realizar a denúncia pela Ouvidoria: etica.resguarda.com/cbtm.

Curso gratuito

O Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) foi lançado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 2020, e o certificado do curso é pré-requisito para renovação de TRA e participação em eventos para algumas categorias de inscritos no sistema CBTM Web. A entidade indica que todos clubes, federações e ligas filiados recomendem a participação no curso para todos os seus membros, para evitar casos de assédio na comunidade. O curso é totalmente gratuito e as aulas são ministradas de forma online.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?