Laura Watanabe é uma das postulantes ao título do Absoluto A feminino. Foto: Daniel Zappe.
Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Sete meses depois do último torneio nacional, a CBTM organiza o primeiro ciclo do TMB Platinum em 2021. A competição começa nesta quarta-feira (21) e vai até o domingo, dia 25. Os confrontos serão disputados na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Seguindo os protocolos impostos pela pandemia da Covid-19, o campeonato terá disputas desde a categoria super pré-mirim, passando pelo Absoluto e pelos torneios paralímpicos, até os veteranos. As Loterias CAIXA patrocinam o tênis de mesa paralímpico brasileiro e o TMB Platinum.
Na principal categoria olímpica, o Absoluto A, os atletas do Saldanha da Gama vão em busca de manter os bons resultados da última edição. Ainda em dezembro de 2020, quando o TMB Platinum Campeonato Brasileiro também foi disputado no Rio de Janeiro, Richard Pinheiro foi o campeão no masculino, enquanto Giovanna Grilo venceu no feminino. Nesta edição, os confrontos começam no sábado, a partir das 8h, e terminam no domingo, com as finais.
Mas não será fácil para os santistas. Alguns nomes experientes e outros em ascensão tentam evitar uma nova festa dos atletas do Saldanha da Gama. Caso de Laura Watanabe, jovem que participou recentemente do período de treinos da Seleção feminina para os Jogos Olímpicos e uma das postulantes ao título no Rio.
“Para mim, neste momento, o Platinum é bem importante. Vai ser o primeiro torneio importante que vou disputar no ano. Com todo este cenário de pandemia da Covid-19, está bem difícil de viajar para disputar torneios, treinar e competir. Estou bem ansiosa para a disputa, estou treinando bastante. A briga vai ser grande”, projeta a atleta, de 17 anos.
Agenda e protocolos
Os dois primeiros dias de competição serão reservados para os atletas mais jovens: as categorias super pré-mirim, infantil e juventude jogam na quarta-feira, enquanto os atletas do pré-mirim, mirim e juvenil têm seus confrontos marcados para a quinta-feira. Na sexta-feira, jogam as categorias sênior e lady, além das classes paralímpicas de 1 a 11. As disputas de veteranos acontecem no sábado.
Ainda em meio à pandemia, a competição será realizada com restrições para evitar a infecção pela Covid-19. Por isso, o número de participantes será reduzido, assim como a entrada de pessoas no ginásio, que também será controlada: todos que acessarem o local de jogo terão sua temperatura aferida. Aqueles que estiverem com mais de 37,5°C não poderão entrar no recinto. Os cuidados devem ser redobrados para atletas com 60 anos ou mais, ou que tenham comorbidades. O uso da máscara de proteção facial será obrigatório mesmo para os que já foram vacinados contra o novo coronavírus.
O Rio de Janeiro volta a receber uma competição de nível nacional sete meses depois do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, disputado em dezembro de 2020. Na ocasião, o torneio marcou a volta das disputas do tênis de mesa. Ao longo deste ano, estão previstos mais dois eventos nacionais: um no mês de setembro em Uberlândia (MG), além do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro de 2021, em novembro, na capital paulista.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214