Hugo Calderano teve um jogo bem difícil na estreia. Foto: Wander Roberto/COB.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O número 7 do mundo suou bastante, não só pelo intenso calor de Tóquio. Mas, apesar das dificuldades encontradas em seu jogo de estreia, conseguiu vencer o primeiro desafio nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Hugo Calderano derrotou o esloveno Bojan Tokic, por 4 a 1 (13/11, 11/7, 7/11, 11/9 e 12/10), na madrugada desta terça-feira (27), no Ginásio Metropolitano de Tóquio. Assim, chega nas oitavas de final, fase em que terminou sua participação nos Jogos do Rio, em 2016.
De quebra, mais uma marca histórica foi garantida: é a primeira vez que o Brasil tem dois atletas nas oitavas de final do torneio individual de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos. Pouco antes, Gustavo Tsuboi havia garantido a vaga na próxima fase.
O desafio não para. Na manhã desta terça-feira, às 8h30 (de Brasília), Calderano encara o sul-coreano Jang Woojin, 12° do ranking mundial. É um velho conhecido do brasileiro, desde as categorias de base: em sete confrontos na História, são quatro vitórias para o asiático e três para o mesa-tenista do Brasil.
Sem tanta responsabilidade, Tokic, número 66 do ranking, arriscou bastante desde o início. Com estilo bem agressivo, abriu vantagem no primeiro set e Calderano só conseguiu a virada no finalzinho, garantindo 1 a 0. O adversário seguiu exigindo bastante do brasileiro na segunda parcial, que levou a melhor novamente.
O experiente Tokic dominou o terceiro set, diminuindo a diferença. Muito bem nos saques, Calderano buscou mais uma vitória apertada na quarta parcial, abrindo 3 a 1, panorama semelhante ao do set decisivo.
“Foi um jogo bem difícil. É um jogador bem experiente, já jogou muitas Olimpíadas, já o enfrentei algumas vezes na Bundesliga. Eu sei que o jogo curto dele é muito perigoso, fez bons jogos em eventos importantes. Estou há alguns meses sem competições, você nunca sabe o que esperar. Estava me sentindo bem nos treinamentos, apesar da minha lesão no ombro, tive tempo de me recuperar”, disse Calderano.
O atleta comemorou o fato de terem dois brasileiros nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos pela primeira vez e também projetou seu duelo contra o sul-coreano: “Espero que nós dois consigamos passar. Isso mostra o quanto o Brasil evoluiu nos últimos anos. Estou muito feliz pelo Tsuboi também. Vai ser um jogo muito difícil. O Woojin é um jogador muito explosivo, um dos mais rápidos do Circuito, saca muito bem. Tenho que ficar ligado neste aspecto”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214