Notícia

Das mesas às páginas no papel: Gustavo Yokota lançou livro sobre o tênis de mesa para contribuir com o crescimento do esporte

Manual do Tênis de Mesa, publicado pela Editora Giostri, traz os fundamentos e a história da modalidade, além de perfis dos principais atletas e a perspectiva de um mesa-tenista de alto rendimento

Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/07/2021 18h25


Figurinha carimbada nas competições da CBTM, Gustavo Yokota deu um novo passo para a inclusão do esporte em sua vida. Aos 23 anos, ele lançou o Manual do Tênis de Mesa, um livro que conta desde os fundamentos, passando pela história, até os principais atletas do Brasil - de hoje e do passado - na modalidade. Em 300 páginas, divididas em oito capítulos, a obra foi publicada pela Editora Giostri e foi uma forma de o mesa-tenista “retribuir tudo que esse esporte já fez” em sua vida.

Dividido em duas grandes partes, o livro tem em seus quatro primeiros capítulos uma introdução da modalidade. Aspectos técnicos, material de jogo, fundamentos e um passo a passo do tênis de mesa, além da história do esporte no Brasil e ao redor do mundo, e a diferença entre ping-pong e tênis de mesa. Já nos quatro últimos, o conteúdo é mais voltado para o esporte de alto rendimento.

As diferenças entre os atletas de alto nível e os amadores, por exemplo, conduzem um desses capítulos. Em outro, os temas são as seleções de base, olímpica e paralímpica, com um perfil para cada atleta e também das comissões técnicas, com as características de cada um deles. A preparação interdisciplinar do mesa-tenista, com nutricionista e psicólogo, também é abordada, além dos bastidores e das principais dificuldades nas viagens, os problemas e a desigualdade de gênero no esporte.

“É um livro bem abrangente. É um pouco de tudo sobre o tênis de mesa brasileiro. Para escrever, tive que falar com várias pessoas. Na parte histórica, entrevistei atletas de várias gerações, foi uma experiência muito rica. Aprendi bastante escrevendo o livro. Conversei com profissionais de diversas áreas, do Brasil inteiro”, conta Yokota.

Sua história com a obra começou há cerca de três anos, em uma conversa descontraída em família. A ideia logo surgiu e, empolgado, ele percebeu que não havia muitos livros sobre o tênis de mesa, principalmente fora do meio acadêmico. Sobre os atletas brasileiros, então, percebeu que não havia quase nada. Foi aí que a brincadeira virou realidade.

“Três anos atrás começou como um sonho. Comecei a coletar os primeiros materiais, fazer as primeiras entrevistas. Mas eu estava ativo no tênis de mesa, entrando na faculdade, trabalhando. A vida estava bem corrida. Coletava o material e ficava uns meses sem pensar nisso”, lembra o mesa-tenista. “Na pandemia, em 2020, com todo mundo em casa, foi quando tive tempo para pegar firme e finalizar de vez”, explica.

O objetivo, segundo ele, é divulgar uma modalidade já presente em todos os cantos do país, mas que é pouco conhecida a fundo pelos brasileiros. O pouco espaço do tênis de mesa no conhecimento das pessoas indignava Yokota, que queria mostrar mais da história do esporte. E, sobretudo, homenagear os atletas que, para ele, são “heróis, movidos por sonhos”.

“Um esporte maravilhoso, transformou minha vida. São milhões de praticantes, com mesas em todos os lugares do Brasil. Todo mundo já jogou o tênis de mesa ou o bom e velho ping-pong, mas ninguém tem acesso a informações sobre atletas e campeonatos, medalhistas”, ponderou Yokota.

A gratidão pelo caminho trilhado no esporte, de acordo com ele, foi uma das principais inspirações. Sua dedicação já não é exclusiva ao tênis de mesa, mas ele pretende continuar treinando e disputando as competições nacionais, que vai conciliar com seu trabalho e seus estudos. Sua meta é seguir contribuindo com o crescimento do esporte.

“Quero deixar o máximo de contribuições ao tênis de mesa, retribuir tudo que esse esporte já fez na minha vida. Tenho um canal, comecei a dar treinos, quero contribuir na Comissão de Atletas. E quero fazer muito mais”, finalizou Gustavo Yokota.




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com




Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?