Catia Oliveira venceu finlandesa na estreia. Foto: Wander Roberto/CPB.
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Na primeira sessão de jogos do tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos, na noite desta terça (24) e início de madrugada de quarta (25), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, dois brasileiros tiveram bons motivos para sorrir. A vice-campeã mundial da classe 2, Cátia Oliveira, e o único representante do Nordeste no tênis de mesa dos Jogos, David Freitas, estão com as classificações bem encaminhadas após essa primeira rodada.
Cátia mostrou força na estreia. Uma das principais postulantes ao pódio, venceu a finlandesa Aino Tapola, por 3 a 1 (11/4, 7/11, 11/8 e 11/8). Em um grupo com apenas três atletas, está praticamente assegurada na próxima fase.
Pela classe 3 masculina, David Freitas acabou levando a vitória sobre o sueco Alexander Oehgren por W.O., em confronto válido pelo Grupo E. Era um dos principais adversários do grupo, o que fez o cearense vibrar, mesmo sem ter jogado.
“Feliz demais. Ele é o 5° do mundo. Ganhei dele em 2019, na Itália. Estou muito confiante. Se Deus quiser, vou ganhar o jogo decisivo, por mim e pelo meu parceiro Welder Knaf”, disse Freitas, se referindo ao companheiro que deixou os Jogos por ter tido um resultado analítico adverso em teste antidoping realizado em fevereiro.
Outras classes
Danielle Rauen, da classe 9, começou bem o duelo contra Alexa Szvitacs, da Hungria, atual número 3 do mundo. No primeiro set da partida do Grupo A, a brasileira conseguiu virar um 8 a 4 e fechou em 11 a 9. O cenário não foi tão favorável para a mesa-tenista do Brasil no segundo, que acabou perdendo alguns ralis e, com isso, foi superada por 11 a 6. Partida empatada.
No set seguinte, a brasileira quase repete a narrativa do primeiro. Ela foi buscar um resultado adverso de 9 a 3, chegou a ver o placar em 10 a 9 para Szvitacs, entretanto não conseguiu concretizar a reação e foi derrotada por 11 a 9. O quarto set apresentou uma húngara mais eficiente nos ataques, o que a fez fechar o game em 11 a 6 e a partida em 3 sets a 1.
Ainda pela classe 9 feminina, mas pelo Grupo B, Jennyfer Parinos também não conseguiu um resultado positivo em sua estreia. A atleta encarou a chinesa naturalizada australiana Li Na Lei, da Austrália, a quarta melhor atleta da classe, e acabou superada por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/8 e 11/4.
Na 3 feminina, Marliane Santos foi à mesa contra a sul-coreana Jiyu Yoon pelo Grupo C. A mineira acabou não conseguindo mostrar seu melhor jogo e foi batida por 3 sets a 0 (11/2, 11/6 e 11/1).
Luiz Filipe Manara fez uma excelente exibição frente ao número 7 do ranking mundial da classe 8, o chinês Ye Chao Qun. O mesa-tenista do Brasil acabou superado por 3 sets a 1, mas deu muito trabalho ao seu adversário. No primeiro set, vitória do brasileiro por 11 a 9. Posteriormente, o chinês venceu os três sets seguintes, mas nenhum pelo placar mínimo exigido, de 11 pontos: 12/10, 15/13 e 12/10. O confronto foi válido pelo Grupo G.
Lethicia Lacerda fez a sua estreia em Paralimpíadas contra a terceira melhor atleta do mundo da classe 8, Aida Dahlen, da Noruega, que acabou controlando bem a partida. Triunfo da europeia, em confronto do Grupo C, por 3 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/5.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214