Joyce Oliveira garantiu a vaga nas oitavas de final. Foto de Arquivo: Daniel Zappe.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A mesa-tenista brasileira Joyce Oliveira é a primeira classificada da modalidade para as fases eliminatórias do individual nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na madrugada desta quinta-feira (26), no Ginásio Metropolitano, ela derrotou a jordaniana Faten Elelimat, por 3 a 0 (11/7, 11/9 e 11/7), garantindo o segundo lugar no grupo D da classe 4 feminina. A próxima adversária, nas oitavas de final, será conhecida posteriormente.
Apesar de já ter disputado outras edições de Jogos Paralímpicos, Joyce Oliveira nunca havia passado da fase de grupos. Desta vez, colocou como meta a classificação. Mas não está ainda satisfeita.
“Estou feliz, mas ainda não acabou. Tenho que me concentrar, para continuar passando de fases”, disse a atleta, que apontou a participação do técnico Paulo Molitor como decisiva na partida que garantiu a classificação.
Outro bom resultado da madrugada foi de Carlos Carbinatti. Ele derrotou o sul-africano Theo Cogill, por 3 a 0 (11/8, 14/12 e 11/5). Com o resultado positivo, Carbinatti segue vivo na briga para uma vaga nas quartas de final da classe 10 masculina. Para conseguir o objetivo, terá de vencer o austríaco Krisztian Gardos, nesta sexta-feira, à 1h40, pela última rodada do grupo D.
“O Gardos foi bronze no Rio. Mas a vitória de hoje serviu para me manter vivo. Estou brigando, estou de pé”, avisou Carbinatti.
Na disputa da classe 1-2 feminina, Cátia Oliveira sofreu sua primeira derrota na competição. Ela caiu para a polonesa Dorota Buclaw, por 3 a 1 (11/8, 10/12, 9/11 e 10/12). Mesmo assim, deverá se classificar para as quartas de final. Para isso, basta a polonesa vencer seu último jogo, ainda nesta quinta-feira, diante da finlandesa Aino Tapola.
No primeiro set, Cátia começou mandando na mesa. Abusando de seu saque, a brasileira confirmava os serviços e trazia extrema dificuldade para a polonesa. Assim, conseguiu vencer bem o primeiro set. Mas a polonesa, muito experiente, mudou o panorama do jogo na segunda parcial. Cátia foi mais agressiva, chegou a empatar em 10 a 10, mas permitiu a vitória da adversária, que continuou atacando de forma eficiente no terceiro set, virando o placar para 2 a 1.
A polonesa continuou dominando o confronto no início do quarto set e abriu 4 a 1 no placar. Cátia foi buscar a reação durante a parcial, salvou dois match points, mas não conseguiu evitar que a polonesa fechasse o duelo em 3 a 1.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214