Cátia Oliveira vai disputar a semifinal na madrugada de sábado. Foto: Wander Roberto/CPB
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Cátia Oliveira é a primeira mesa-tenista brasileira a garantir medalha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. No início da madrugada desta sexta-feira (27), no Ginásio Metropolitano, na capital japonesa, ela superou a italiana Giada Rossi, número 1 do ranking mundial da classe 2, nas quartas de final, por 3 a 0 (8/11, 9/11 e 6/11), garantindo a presença nas semifinais e, no mínimo, a medalha de bronze.
A decisão de uma vaga na final do torneio está marcada para a madrugada de sábado, à 0h20 (de Brasília), contra a sul-coreana Seo Su Yeon, atual campeã mundial e vice-campeã olímpica. Caso vença, disputa o ouro no mesmo dia, às 7h15.
A adversária em Tóquio já era uma velha conhecida. Cátia Oliveira venceu a italiana em outubro de 2018, na Eslovênia, na semifinal do Mundial Individual, quando conquistou o vice-campeonato. Na sequência do torneio daquele ano, ela encarou exatamente a sul-coreana, ficando com a prata.
O Brasil ainda tem outras boas perspectivas de medalhas no tênis de mesa. Entre os que se destacaram neste início de torneio, está Israel Stroh, da classe 7 masculina. O atleta de Santos (SP) conquistou a terceira vitória consecutiva na noite desta quinta-feira, ao bater o australiano Jake Ballestrino, por 3 a 0 (11/5, 11/3 e 11/6). Com isso, passou com 100% de aproveitamento e vai disputar as quartas de final na manhã de sexta-feira, às 9h20 (de Brasília). O adversário ainda não está definido.
O outro atleta da classe teve de se empenhar muito para passar para as fases eliminatórias. Paulo Salmin chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o croata Pavao Jozic, resultado que o eliminaria da competição ainda na primeira fase. Mas conseguiu uma grande virada por 3 a 2 (8/11, 9/11, 11/6, 13/11 e 11/3). Agora, terá de passar pelo alemão Bjoern Schnake, ainda nesta madrugada, às 5h20, nas oitavas de final, para depois encarar o desafio das quartas, no mesmo horário de Stroh.
Despedidas
Na classe 9 feminina, Danielle Rauen não conseguiu a vaga para a próxima fase. Ela foi superada pela chinesa Xiong Guiyan, por 3 a 0 (11/5, 11/4 e 11/4). Agora, se prepara para a disputa de equipes, onde foi medalhista nos Jogos do Rio, ao lado de Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos. Outra que não conseguiu avançar na competição foi Lethícia Lacerda, na classe 8. Ela perdeu para a chinesa Huang Wenjuan, por 3 a 1 (6/11, 11/8, 1/11 e 7/11).
Carlos Carbinatti, que ainda tinha chances de classificação, também caiu nesta madrugada. Ele foi superado pelo austríaco Krisztian Gardos, por 3 a 1 (11/6, 9/11, 5/11 e 9/11), na última rodada do grupo D da classe 10. Já pelas oitavas da classe 3 masculina, David Freitas se despediu nas oitavas, caindo para o francês Florian Merrien: 3 a 0 (6/11, 8/11 e 1/11). Na mesma fase, na classe 4 feminina, Joyce Oliveira fez um jogo bem equilibrado diante da indiana Bhavinabel Patel, mas também não obteve a vaga, perdendo por 3 a 0 (10/12, 11/13 e 6/11).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214