Iniciativa reuniu 50 adolescentes no sábado. Foto: Camila Dantas/COB.
Por Assessoria de Imprensa - CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), em apoio à ONU Mulheres e ao Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Empodera e Women Win, participou no último sábado (28) do programa “Uma Vitória Leva à Outra”. A ação – que visa criar espaços seguros para que meninas adolescentes possam praticar esportes e interagir com outras garotas – foi realizada em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro-RJ, reuniu 50 adolescentes e contou com a participação de Taisa Belli e Larissa Casline, da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), e da atleta Mariany Nonaka.
Além da CBTM, a iniciativa contou com o apoio da área Mulher no Esporte do COB e de diferentes confederações esportivas. As adolescentes vivenciaram experiências em esportes diversos, como tênis de mesa, escalada, skate, tiro com arco, hóquei indoor, badminton, além de estações em que foi trabalhado com elas os valores olímpicos e paralímpicos.
No tênis de mesa, as representantes da CBTM promoveram atividades imersivas com as meninas. Elas aprenderam como manusear a bolinha, como trabalhar em equipe e tomar decisões rápidas durante um exercício representativo de tênis de mesa. Além disso, aprenderam a receber o saque de uma atleta olímpica da modalidade.
“A participação da CBTM nessa ação vem reforçar um conjunto de ações realizadas pela entidade neste ano que visa trazer equidade e o fortalecimento de um ambiente seguro de prática e atuação para jogadoras, treinadoras, árbitras e gestoras de nossa comunidade”, explica a professora Taisa Belli, líder da UniTM.
As meninas ainda foram presenteadas com raquetes e bolinhas, que foram doadas por André Alexandre Guimarães Couto. Os equipamentos foram gentilmente doados para a CBTM visando o fomento da iniciação na modalidade.
Depois da parte prática, as participantes ainda conheceram as histórias de várias atletas olímpicas: Mariany Nonaka (tênis de mesa), Isabel Swan (vela e atual coordenadora da área Mulher e Esporte do COB), Lohaynny Vicente (badminton), Graziela Paulino e Ane Marcelle dos Santos (ambas do tiro com arco).
De acordo com o próprio programa “Uma Vitória Leva à Outra”, esse tipo de iniciativa auxilia na criação de espaços seguros para as mulheres na prática esportiva e na sociedade.
"Quando a prática de esportes é aliada à criação de espaços seguros, as meninas têm a oportunidade de se desenvolver, livres dos preconceitos de gênero. Assim, potencializam sua autoestima, liderança, conhecimento sobre o próprio corpo e sobre seus direitos", diz a descrição do programa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214