Eric Jouti é o novo reforço do Sokolów Jaroslaw. Foto: Arquivo Pessoal.
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Programa de Ídolos da CBTM
Após a participação na Olimpíada de Tóquio, o mesa-tenista Eric Jouti tem mais um desafio, iniciando a temporada europeia e um novo ciclo olímpico. O brasileiro vai estrear em sua nova equipe, Sokolów Jaroslaw, da Liga Polonesa, em duelo contra o Dekorglass, nesta sexta-feira (10), às 13h (horário de Brasília). Depois da partida de estreia, volta à mesa no domingo (12), às 11h, pelo Jaroslaw em embate contra o Dartom Bogoria.
Jouti tem muito com o que se animar no novo time. O Jaroslaw foi campeão da Liga Polonesa em 2017/18 e 2019/20 e da Copa da Polônia em 2016 e 2018. Além disso, mesmo em temporadas que não se sagra campeã, a equipe mantém boas campanhas na Polônia, ficando sempre entre os três primeiros colocados. Na última temporada, o brasileiro atuou no Istres, da divisão principal francesa.
“Minha expectativa é de buscar me sentir bem e me adaptar o mais rápido possível para que eu consiga vencer meus jogos. Os objetivos que tenho em mente é usar os jogos da Liga como se fosse parte da preparação para os campeonatos que vêm a seguir. Vou aproveitar a oportunidade de jogar neste clube vitorioso e desempenhar o melhor possível”, disse o brasileiro.
O brasileiro contou também sobre como foi recebido na sua equipe nova: “A recepção do meu clube foi muito boa, eles gostam bastante de cuidar dos jogadores que vêm defender o time, comigo não foi diferente”.
No novo time, Jouti será companheiro de equipe do grego Konstantinos Angelakis, do indiano Sathiyan Gnanasekaran, do sul-coreano Lim Jonghoon, do russo Grigory Vlasov, do uzbeque Zokhid Kenjaev e dos poloneses Szymon Brud, Mateusz Czernik, Kamil Dziukiewicz e David Jadam.
Eric Jouti e o Programa de Ídolos da CBTM
Aos 27 anos, o paulistano Eric Jouti é, atualmente, o 92º do ranking mundial. Fez parte da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é medalhista por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e acumula conquistas no Brasil e no exterior, como o título de duplas do Aberto da Eslovênia de 2019, ao lado de Gustavo Tsuboi, além de três segundos lugares nos abertos da Hungria e Eslovênia, em 2018, novamente com Tsuboi.
O mesa-tenista faz parte do Programa de Ídolos do Tênis de Mesa, que visa desenvolver o mercado de atletas como influenciadores. A iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) tem como objetivo fomentar conversas relevantes durante o ciclo além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.