Hugo Hoyama (esq.) e Gustavo Yokota (dir.) fizeram um grande espetáculo em São Luís. Foto: Alexandre Gomes.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Maranhão
A disputa do TMB Challenge Plus, em São Luís, no Maranhão, teve um momento de grande vibração para os amantes do tênis de mesa. Hugo Hoyama, recordista de participações olímpicas do tênis de mesa brasileiro, e Gustavo Yokota (Santo André/ADSA), atleta, escritor e youtuber, realizaram um jogo-exibição na tarde deste sábado, no Lusitana Mall, onde o torneio está sendo realizado, com vitória de Yokota, por 3 a 1 (11/8, 11/6, 9/11 e 11/7).
E os 30 anos de diferença de idade entre os dois mesa-tenistas não se tornaram um abismo tão gritante na mesa. Hoyama, atual técnico da Seleção Brasileira feminina, deu trabalho ao jovem Yokota, que venceu o primeiro set, mas chegou a estar perdendo por 6 a 1 no segundo.
Yokota conseguiu impor seu jogo a partir da metade do segundo set, afastando Hoyama da mesa e concretizando a virada. No terceiro, o canhoto Hoyama dominou o jogo, confirmando a maioria dos serviços e demonstrando que talento e qualidade não se perdem com o tempo. O jogo ainda foi equilibrado até a metade do quarto set, mas Yokota conseguiu fechar a partida.
Segundo o jovem, que já atuou nas categorias de base da Seleção Brasileira e se destaca em seu canal de YouTube, o Top Spin, ele precisou suar bastante para conter o veterano mesa-tenista, mesmo numa partida de exibição.
“Se eu não jogo para valer, eu perdia. Não é qualquer um, é o Hugo Hoyama, um cara que tem uma carreira sólida. Dei uma relaxada ali no terceiro set, mas recuperei na sequência. Foi muito legal, fui muito bem recebido por todos, só o calor que pegou um pouquinho”, disse Yokota, em entrevista ao canal Planeta Esportivo.
Já Hoyama, que fez a festa dos fãs antes e depois da partida, com muitas fotos, preferiu a modéstia na hora de analisar o confronto, mas se mostrava muito feliz com tudo o que viu em São Luís: “Muito feliz de estar aqui, participando e prestigiando. O meu jogo não foi nem perto do que eu jogava. Vim aqui para passar motivação para o pessoal mais novo. Com mais eventos destes aqui em São Luís, o nível vai subir ainda mais”.
O TMB Challenge Plus tem o apoio do Laboratório Cedro, Ricco Alimentos, Cursos Mege, Invest Sun, Agromina, Agrolusa e Governo do Estado do Maranhão.
* Produzido por Fato&Ação Comunicação (fatoeacaocomunicacao@gmail.com) para a Federação Maranhense de Tênis de Mesa. As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.