João Lucas Oliveira foi novamente campeão pré-mirim masculino. Foto: Miriam Jerske.
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Maranhão
O Maranhão foi representado por sete atletas no TMB Platinum, em Uberlândia (MG), que aconteceu até o último domingo (26), sendo todos eles da Associação Independente de Tênis de Mesa. E fez bonito. O grande destaque foi João Lucas Oliveira, que conquistou o título pré-mirim no torneio nacional. A equipe teve um bom desempenho na competição ficando na 17ª posição do Troféu Eficiência Olímpico, com 1.440 pontos.
A ouro de João Lucas Oliveira veio para o Maranhão após o atleta ficar invicto no grupo único do Pré-Mirim. O maranhense bateu Henrique Rocha por 3 a 1, Lucca Fernandes por 3 a 0 e João Ribeiro por 3 a 2. Com o título, ele está há três competições subindo ao lugar mais alto do pódio na categoria (ele foi campeão do TMB Platinum, no Rio de Janeiro, e do TMB Challenge Plus, em São Luís) e segue liderando a categoria no ranking nacional.
George Oliveira, presidente da Associação Independente de Tênis de Mesa e vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado do Maranhão analisou o desempenho da equipe: “No pré-mirim conseguimos manter nosso favoritismo e conquistamos o ouro em mais um TMB Platinum, o terceiro seguido. Agora é focar em viabilizar a ida para Joinville e poder representar bem mais uma vez nosso clube e estado”.
Outro destaque da campanha maranhense foi Jefferson Sousa. No Absoluto D, ele alcançou as eliminatórias ao terminar na liderança do Grupo 2 (superou Stefano Nascimento e Leo Lopes, ambos por 3 a 0). Na fase de 32, bateu Otavio Braga por 3 a 0 e, com isso, alcançou as oitavas de final, mas foi eliminado ao perder para Mateus Ponchio, que viria a conquistar o torneio, por 3 a 1.
Lucca Fernandes foi outro atleta que foi à mesa pelo Pré-Mirim. Ele acabou ficando na quarta colocação do quadrangular. No Juvenil, Thomas Sousa participou da fase de grupos. No Juventude, o Maranhão teve dois representantes: Guilherme Cruz e Jefferson Silva. O primeiro ficou na etapa inicial, enquanto Silva chegou à fase de 64. No Absoluto C, Guilherme Cruz e Thomas Sousa caíram na primeira fase. No Sênior, Jorge Fanck foi à mesa e chegou a avançar para a fase de 32.
“Sabíamos que o Juvenil e Juventude são categorias muito fortes, mas nossos resultados foram bons. Conseguimos sair do grupo e chegar às fases eliminatórias no Juvenil e as oitavas de final no Juventude. No Absoluto, o desafio era maior, pois, desde a última competição nacional, nossos atletas subiram três categorias. Mesmo estando na base da pirâmide de pontos, conseguimos bons jogos, saímos de grupo em primeiro lugar, avançamos de fase, e fomos superados somente nas oitavas com nosso atleta Jefferson Sousa”, finalizou.
* Produzido por Fato&Ação Comunicação para a Federação de Tênis de Mesa do Estado do Maranhão. As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.
Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:
- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.
- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).
- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.
- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.
- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.
- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.
- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.
- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.
- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.
- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.