Notícia

Em início de ‘tour’ internacional, brasileiros seguem para a disputa dos WTT Youth Contenders da Eslováquia e Hungria

Atletas do Programa de Desenvolvimento de Talentos, Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Leonardo Iizuka e Diogo Silva, acompanhados de Beatriz Fiore, estarão nos eventos europeus

Atletas do Programa de Desenvolvimento de Talentos viajam para a Europa. Foto: André Soares.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/10/2021 13h48


Nos próximos dois meses, o Brasil vai colocar à prova alguns dos seus maiores destaques das categorias de base da modalidade, e os primeiros desafios já começarão a partir desta segunda-feira (1º) quando cinco mesa-tenistas vão competir em dois campeonatos simultâneos: o WTT Youth Contender de Senec, na Eslováquia, e o de Szombathely, na Hungria. Em início de ‘tour’ pelo mundo, os atletas do Programa de Desenvolvimento de Talentos, Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Leonardo Iizuka e Diogo Silva disputam os torneios no Leste Europeu. Outra brasileira, Beatriz Fiore, também participa das competições da próxima semana.

Os campeonatos na Europa são os primeiros compromissos do grupo do Programa de Desenvolvimento de Talentos, que, depois das duas competições da série WTT Youth Contender, seguem para Vila Nova de Gaia, em Portugal, onde realizam período de treinamentos até o dia 16. Depois disso, Giulia, Laura e Diogo retornam ao Brasil e viajam posteriormente para Cali, na Colômbia, cidade em que disputarão os Jogos Pan-Americanos Juniores, entre 25 de novembro e 5 de dezembro. Por fim, Iizuka, que seguirá em Portugal depois dos treinos no país ibérico, atuará no Campeonato Mundial da Juventude, entre 2 e 8 de dezembro, também em Vila Nova de Gaia.

Nos dois eventos simultâneos, os garotos vão à mesa primeiro no campeonato da Hungria entre segunda (1º) e quarta-feira, enquanto as meninas entrarão em ação entre sexta-feira e domingo. O contrário acontece na Eslováquia em que Giulia, Laura e Beatriz competem primeiro e Iizuka e Silva jogam depois.

Tanto Giulia quanto Laura, acham que o período na Europa será muito bom para suas respectivas carreiras, bem como para os seus desempenhos nos Jogos Pan-Americanos Júnior, considerados pelas mesa-tenistas como um dos principais da temporada.

“Avalio esse período que vou passar na Europa competindo e treinando como uma oportunidade para treinar e jogar com atletas diferentes do que estou acostumada e com um nível bem alto. É minha preparação final para os Jogos Panamericano de Cali”, disse Laura.

“Eu estou muito ansiosa para essas semanas de jogos e treinamentos, pois vai ser a primeira vez que estou indo para a Europa jogar desde quando fechou tudo por conta da pandemia. Espero mostrar tudo o que eu consegui aprimorar no meu jogo nesses meses e aproveitar o máximo esse treinamento que vamos ter em Portugal, para ter uma melhor preparação para Cali, meu próximo desafio”, concordou Giulia.

Sobre o evento na Colômbia, Laura Watanabe acredita que será uma excelente experiência, principalmente por ser uma competição sub-21, uma categoria acima da que a brasileira é pertencente.

“Os Jogos Pan-Americanos são um dos principais neste ano. Por ser a categoria sub-21, vou encarar adversárias mais velhas e vai ser bem desafiador para mim, mas independentemente da idade vou jogar de igual para igual com as melhores da América”, prometeu a paulista de 17 anos.

A brasileira ainda comparou as suas duas versões, a de quando foi da última vez para a Europa competir em 2019, e a que vai para a disputa de torneios no Velho Continente na próxima semana.

“Sinto que evolui tanto minha parte física quanto a técnica, além da parte tática e mental, que são muito importantes também. Espero conseguir aplicar tudo que estou treinando diariamente”, analisou.

Programa de Desenvolvimento de Talentos

O Programa de Desenvolvimento de Talentos é uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). No programa, os atletas com potencial para se tornarem futuros medalhistas olímpicos recebem um acompanhamento especial da comissão técnica das seleções de base, com análise regular no CT Time Brasil, estágios de treinamentos no exterior, além de participarem de competições do Circuito Mundial de Jovens para que possam ganhar maior vivência internacional.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?