Giulia Takahashi pode garantir mais uma medalha neste sábado. Foto: Divulgação WTT.
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A boa fase permanece para Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka. Os brasileiros, que estão no Leste Europeu para as disputas dos WTT Youth Contenders em Szombathely (Hungria) e em Senec (Eslováquia), respectivamente, alcançaram as quartas de final dos torneios sub-17 nesta sexta-feira (5) e, caso vençam o próximo compromisso, já garantem ao menos o bronze.
Giulia vai decidir se sobe ao pódio contra Lin Qian Ser, de Singapura, neste sábado, às 13h (de Brasília), enquanto Iizuka encara outro singapurense, Izaac Quek, às 14h40. O evento em Senec tem transmissão ao vivo no Youtube do World Table Tennis (WTT): https://www.youtube.com/c/WorldTableTennis.
Ambos os brasileiros estão invictos em seus respectivos campeonatos. Takahashi fez a sua estreia no campeonato húngaro no Grupo 4, o qual ela terminou na liderança com duas vitórias: 3 a 1 (11/8, 8/11, 11/5 e 12/10) na indiana Shriya Anand e 3 a 0 (11/7, 11/5 e 11/5) na croata Ivona Striga.
Na fase de 32, Giulia teve um embate complicado contra a espanhola Jana Riera, em que o triunfo só foi confirmado no último set, 3 a 2 (11/3, 11/5, 9/11, 8/11 e 11/6). Para garantir uma vaga nas quartas de final, a brasileira superou a polonesa Natalia Gaworska por 3 a 0, com parciais de 11/9, 11/2 e 11/7.
“A Giulia teve um jogo bem complicado na fase de grupos contra a indiana (Shriya Anand), que tinha um estilo bem incômodo para ela, com muito efeito. Ela teve muita paciência para conseguir se adaptar ao jogo da adversária e esse foi o ponto positivo do dia. Nos outros jogos, a Giulia conseguiu impor o ritmo de jogo dela desde o início e trouxe muitas dificuldades para as adversárias”, analisou Hideo Yamamoto, treinador que está acompanhando a Seleção Brasileira feminina.
Já em Senec, Iizuka também terminou em primeiro lugar no seu triangular. Pelo Grupo 16, ele passou pelo atleta da casa, Jakub Goldir, por 3 a 1 (11/5, 11/9, 9/11 e 11/9) e pelo polonês Mateusz Sakowicz por 3 a 2, parciais de 8/11, 11/4, 11/6, 6/11 e 11/6.
Assim como Giulia, o mesa-tenista teve um jogo difícil na fase de 32. Contra o alemão Vincent Senkbeil, ele usou todos os cinco sets para sair vitorioso: 3 a 2, com parciais de 12/10, 8/11, 2/11, 11/5 e 11/4. Nas oitavas de final, o brasileiro passou pelo russo Sergey Ryzhov por 3 a 1 (11/8, 5/11, 11/9 e 12/10).
“Sabemos que é outra competição, mas ele já está mais adaptado com os jogos e já conhece alguns adversários. O importante agora é manter o foco, e ele continua focado e confiante nas jogadas criadas”, disse a técnica Lígia Silva, que acompanha os meninos na Eslováquia.
Laura Watanabe e Beatriz Fiore
O Brasil ainda teve mais duas representantes à mesa no WTT Youth Contender, em Szombathely, na Hungria. Entretanto, elas acabaram ficando pelo caminho no torneio sub-17. Laura Watanabe acabou se despedindo da competição nas oitavas de final diante da tcheca Helena Sommerova, e Beatriz Fiore não conseguiu avançar da primeira fase ao ficar na terceira colocação do Grupo 11.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214