Notícia

Marquem o nome dele! Leonardo Iizuka brilha e conquista mais um ouro, no sub-15 do WTT Youth Contender da Eslováquia

Brasileiro não deu chances ao seu adversário da final, Stepan Brhel, e aplicou 3 a 0; foi o terceiro pódio de Iizuka no Circuito Mundial de Jovens em uma semana

Leonardo Iizuka mostra mais um troféu de sua galeria. Foto: Lígia Silva.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

07/11/2021 16h54


Imparável, brilhante, arrasador. Essas são algumas das definições que podem ser aplicadas a Leonardo Iizuka nesta semana no Leste Europeu. Depois de ter conquistado o ouro no sub-15 do WTT Youth Contender na Hungria, e a prata no sub-17 na Eslováquia, o brasileiro, com fome de título, garantiu mais uma medalha para a sua coleção recente: ouro no torneio sub-15 na edição eslovaca do Circuito Mundial de Jovens. Neste domingo (7), ele encarou o tcheco Stepan Brhel na decisão e não deu nenhuma chance para o adversário: 3 a 0 para a promessa do Brasil.

A decisão até começou equilibrada, com os dois atletas se estudando e alternando pontos. Porém, ao chegar à marca dos 7 a 7 no placar, Iizuka abriu vantagem e não deixou o tcheco reagir: 11 a 8 para o brasileiro.

No segundo set, Brhel teve um início melhor e colocou 4 a 1 no marcador, o que parecia demonstrar uma reação na parcial. O brasileiro, porém, quis deixar claro que ele não estava para brincadeira ao empatar, virar e abrir 9 a 4 no embate. O adversário ainda chegou a marcar mais dois pontos, mas de nada adiantou. O mesa-tenista do Brasil fechou em 11 a 6.

O terceiro set teve alternâncias frequentes nos primeiros pontos, em que nenhum dos atletas abriu vantagem. Porém, no meio da parcial, Iizuka conseguiu assumiu a dianteira por 8 a 5, o que forçou um pedido de tempo para o tcheco, em uma última tentativa de voltar para o jogo. A estratégia funcionou de início, pois o europeu conseguiu um empate em 9 a 9. Entretanto, o brasileiro estava muito concentrado e concluiu os dois pontos seguintes, 11 a 9. Festa do atleta do Brasil em Senec.

“Para mim, ganhar medalha em uma categoria acima é uma grande conquista, porque eu já tinha jogado na Hungria e tinha perdido na fase de 32. E ontem eu consegui chegar na final e fazer ótimos jogos. Na minha categoria, eu já tinha conseguido vencer na Hungria e consegui ter ótimos resultados aqui na Eslováquia. Eu fiquei muito feliz por ter conseguido mais um título que eu desejava”, disse o campeão.

“É um talento. É sempre bom ganhar, principalmente em competições aqui na Europa. O Léo (Iizuka) mereceu, sabia que o caminho era difícil, mas ele mostrou todo o seu jogo aqui na Eslováquia”, elogiou a técnica Lígia Silva, que acompanhou os meninos do Brasil durante a semana.

“Considero que o trabalho conjunto com estes meninos tem ajudado bastante. Foi a primeira vez que tivemos uma convivência mais próxima e pude conhecer ainda melhor a forma como eles se comportam no dia a dia”, complementou.

Para ficar com o título, Leonardo Iizuka ainda teve de passar por outros quatro adversários no dia. Primeiro, ele bateu o russo Aleksei Samokhin por 3 a 1 (11/3, 8/11, 11/7 e 11/6) na fase de 32. Depois, superou o norueguês Khai Lam pelo mesmo placar (9/11, 11/7, 11/7 e 11/7) nas oitavas. A vítima seguinte foi o indiano Abhinandh Bhayankaram nas quartas de final: 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/5 e 11/7. Por fim, o brasileiro eliminou Yong Quek, de Singapura, por 3 a 1 (11/9, 15/13, 10/12 e 11/7) na semifinal.

Leonardo Iizuka é um dos jovens promissores do Programa de Desenvolvimento de Talentos. Agora, com a bagagem recheada de medalhas, ele embarca para Vila Nova de Gaia, em Portugal, para realizar um período de treinamentos até o próximo dia 16. A próxima competição do brasileiro acontece na cidade portuguesa, onde ele disputa o Campeonato Mundial da Juventude, que acontece entre 2 e 8 de dezembro.

Outros brasileiros

O último dia de WTT Youth Contenders, em Senec e Szombathely, contou com a presença de outros brasileiros. Ainda na Eslováquia, Diogo Silva acabou caindo nas quartas de final do torneio sub-19 diante do australiano Nicholas Lum, algoz de Iizuka na final do sub-17.

Na Hungria, foi a vez das meninas. Beatriz Fiore foi a primeira do dia a cair, ela ficou na fase de 32 diante da espanhola Maria Berzosa no sub-15. Na categoria para menores de 19 anos, Giulia Takahashi não passou das oitavas de final ao tropeçar diante da tcheca Jana Vasendova. Na mesma fase, Laura Watanabe acabou sendo superada pela polonesa Zuzanna Wielgos e se despediu da competição.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?