Por Assessoria de Imprensa – CBTM
A Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) segue trazendo temas relevantes para um entendimento maior da modalidade. Nesta semana, o braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa lançou um curso online que aborda o esporte pela perspectiva da neurociência, cujo nome é “O Cérebro dos (as) Mesa-tenistas”. O conteúdo será ministrado pelo Doutor Caio Margarido Moreira e tem a colaboração do treinador da Seleção Brasileira de base, Jorge Fanck. As matrículas já estão abertas.
O curso é aberto para toda a comunidade do tênis de mesa e tem duração de 5h/aula, oferecidas por meio de videoaulas não simultâneas, as quais podem ser assistidas no prazo de 90 dias a partir da matrícula. Ao final do curso, serão entregues aos concluintes os certificados de conclusão.
O conteúdo pode ser adquirido na plataforma da UniTM, bem como via CBTM Web. Membros TMB, com anuidade vigente paga, terão direito a 80% de desconto no valor para adquirir o curso. A inscrição custa R$ 125 para não filiados e R$ 25 para filiados.
Ao realizarem o curso, os alunos terão acesso a modelos neurocientíficos recentes sobre o funcionamento do cérebro humano. Como a abordagem neurocientífica será posta dentro do contexto esportivo, haverá um enfoque maior nas capacidades cognitivas, como atenção, tomada de decisão, controle da impulsividade, memória de trabalho e uso da visão periférica, e a relevância delas para o alto rendimento.
Durante o curso, os participantes terão contato com temas como os aspectos envolvidos nas antecipações de ações dos atletas à mesa e o impacto que a fadiga mental pode ocasionar nos mesa-tenistas durante uma partida. Além disso, serão propostas possíveis utilizações tecnológicas para melhora de rendimento e do uso de exercícios direcionais para a modalidade.
O Dr. Caio Margarido Moreira é biólogo formado pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia (USP), especialista em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (UNICAMP) e Doutor em Comportamento e Cognição pela Universidade de Göttingen (Alemanha). Hoje, ele atua como Diretor Científico da Sensorial Sports e é responsável pela condução das pesquisas realizadas na empresa.
Universidade do Tênis de Mesa
A Universidade do Tênis de Mesa foi criada em agosto do ano passado, com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214