Notícia

Luto no tênis de mesa: Dagoberto Midosi morre aos 104 anos de idade

Primeiro brasileiro a jogar um Campeonato Mundial de Tênis de Mesa morreu em sua residência, no Rio de Janeiro; velório está marcado para a tarde de sábado

Dagoberto Midosi na comemoração do seu centyenário. Foto: Divulgação Fluminense F.C.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

19/11/2021 20h47


O tênis de mesa brasileiro está de luto. Dagoberto Midosi, o Dagô como era conhecido, primeiro brasileiro a jogar um Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, morreu nesta sexta-feira (19), aos 104 anos de idade. Ele faleceu em sua residência, no Rio de Janeiro (RJ), e seu velório está marcado para o sábado, às 14h, na capela do Crematório da Penitência, na capital fluminense.

O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, lamentou profundamente a morte do emblemático mesa-tenista: “É um dia muito triste para o tênis de mesa brasileiro. Perdemos um amigo, um pioneiro no esporte, um grande desportista”.

História rica

Dagoberto Midosi nasceu em 6 de maio de 1917, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro atleta a defender o Brasil em um Mundial de Tênis de Mesa: em Estocolmo, capital da Suécia, no ano de 1949.

Tricolor, foi um dos grandes nomes do tênis de mesa brasileiro nas décadas de 1940 e 1950. Aos 16 anos, destaque em competição de seu colégio, foi convidado a jogar pela seleção carioca e começou a mostrar seu talento: o Rio venceu a seleção de São Paulo pela primeira vez. Fez uma pausa na carreira para se formar em Direito e retornou ao esporte em 1941.

Além de ter sido o brasileiro pioneiro em Mundiais, foi também o primeiro a disputar um Campeonato Sul-Americano, em 1947, na Argentina, ainda com raquete de madeira. Foi campeão sul-americano em 1949 e 1950. Além do Mundial de 1949, participou das edições de 1952 (Índia), 1953 (Romênia), 1954 (Inglaterra), 1955 (Holanda), 1956 (Japão) e 1957 (Suécia).

Na edição de 1954, em Wembley, alcançou as quartas de final do torneio de duplas, ao lado de Ivan Severo. Em 1959, já aposentado, foi campeão mundial de masters, na competição que era chamada de Copa Jubileu, em Dortmund, na Alemanha.

A sala onde surgiu Hugo Calderano leva o seu nome, na sede do Fluminense, nas Laranjeiras. Dagô, como é conhecido, tem outra grande paixão: os cavalos. Turfista, foi fundador do Jockey Clube Brasileiro e disputou diversas edições do Grande Prêmio Brasil.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?