Leonardo Iizuka perdeu na fase de 32 do individual. Foto de Arquivo: WTT.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O mesa-tenista brasileiro Leonardo Iizuka, décimo colocado do ranking mundial sub-15, se despediu no início da manhã deste domingo (5) do Campeonato Mundial de Jovens. Jogando no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia, em Portugal, ele foi superado pelo taiwanês Chang Yu-Na, por 4 a 0 (11/5, 11/2, 11/5 e 11/6), na fase de 32 da competição.
Esta foi a primeira participação de Iizuka em um Campeonato Mundial. Antes, ele havia se destacado em competições do Circuito Mundial de Jovens, no início de novembro, quando conquistou medalha de ouro no sub-15 do torneio na Hungria, além de prata no sub-17 e título no sub-15 do evento na Eslováquia.
“É um atleta muito forte, muito rápido. O Léo teve dificuldades com a velocidade do menino. Tentamos fazer o melhor, as mudanças, variação de saques, mas o adversário estava muito bem postado na mesa, parecia que ele sabia todos os movimentos que a gente iria fazer no jogo. Então, tem muito mérito do adversário”, analisou o técnico Eric Mancini.
O brasileiro também já encerrou sua participação nas disputas de duplas masculinas e duplas mistas. No primeiro torneio, ele fez parceria com o norte-americano Nandan Naresh. Eles foram beneficiados nas oitavas de final, ganhando por WO da dupla tcheca Stepan Brhel e Martin Sip. Na sequência, foram eliminados pela parceria do mesmo taiwanês que o eliminou no individual com o singapuriano Quek Yong Izaac, por 3 a 1 (6/11, 14/12, 4/11 e 7/11).
Nas duplas mistas, foram dois WO no caminho do brasileiro, que competia ao lado da bielorrussa Veranika Varabyova: na fase de 32, contra os nigerianos Sukurat Aiyelbegan e Usman Okanlawon, e nas oitavas, contra o tcheco Stepan Brhel e a eslovaca Dominika Wiltschkova.
No jogo seguinte, pelas quartas de final, a parceria do brasileiro foi superada pelos romenos Iulian Chirita e Bianca Mei Rosu, por 3 sets a 0, com parciais de 11/4, 11/4 e 11/7.
Segundo o técnico, o aprendizado obtido pelo atleta neste torneio será um parâmetro para suas ações futuras no tênis de mesa: “Agora é continuar trabalhando. A gente viu que aqui o nível é muito alto, os atletas são muito rápidos, muito bem concentrados, a gente tem que entender que, se quisermos chegar mais longe, vamos ter de treinar mais e treinar neste nível. Ele possivelmente vai para a Alemanha treinar e levará muita coisa na bagagem, como aprendizado”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214