Giulia Takahashi, Laura Watanabe e o técnico Hideo Yamamoto comemoram a conquista em Cali. Foto: Luiza Moraes/COB.
Por Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa CBTM
Bateu na trave nas duplas, passou perto no individual, mas as meninas do Brasil garantiram a medalha de ouro no torneio de equipes de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Neste domingo (05), em Cali, na Colômbia, Laura Watanabe e Giulia Takahashi garantiram o lugar do mais alto do pódio ao baterem as mexicanas por 3 a 1, na decisão do título.
Laura Watanabe, uma gigante durante a disputa de equipes, marcou o primeiro ponto brasileiro em um duelo disputadíssimo contra a experiente mexicana Arantxa Aceves, por 3 a 2 (11/13, 11/9, 11/8, 9/11 e 11/9). A vitória deu mais gás ao time e confiança de que o ouro não escaparia neste domingo
Cheia de gás e de vontade de levar mais um ouro para casa, Giulia Takahashi, que já havia conquistado o título de duplas mistas ao lado de Rafael Turrini, passou como um trator pela mexicana Clio Barcenas, por 3 a 0 (11/3, 11/6, 11/7). Faltava apenas um ponto para o título. Ele não veio nas duplas, pois as brasileiras perderam para as mexicanas por 3 a 1 (8/11, 11/6, 11/13, 5/11).
Viria pelas mãos de Giulia Takahashi, que aos 16 anos coleciona em sua galeria mais uma conquista importante. Ela bateu Arantxa Aceves, por 3 a 1 (11/8, 5/11, 11/9, 11/6), garantindo um título cercado de emoção entre todos os membros da delegação brasileira.
O técnico da equipe feminina, Hideo Yamamoto, destacou o equilíbrio de suas atletas nos momentos de tensão da competição.
“A vitória de hoje foi surpreendente. Já tínhamos perdido no Pan de 2018, e em 2020 para o México. Era um jogo difícil, mas elas conseguiram se adaptar bem ao estilo diferente. A agressividade nas bolas fez a diferença. Elas tiveram muita paciência e equilíbrio para tomar a melhor decisão em cada bola. Isso foi essencial para as vitórias. Elas foram gigantes. Estou muito feliz”, comemorou o treinador.
“Eu estou muito feliz de conseguir ganhar ouro em equipes! Ganhei jogos duríssimos contra jogadoras muito fortes. Muito contente com o meu desempenho nesses últimos dias, ontem consegui vencer da cubana que me eliminou nas quartas do individual e que também foi a campeã, e também hoje ganhei da mexicana vice-campeã do individual. Foram jogos bem difíceis, mas com muita luta e superação, eu e a Giulia, junto com o Hideo, ganhamos a medalha de ouro”, disse, emocionada, Laura Watanabe.
Giulia Takahashi, dois ouros, uma prata e um bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior, ganhou mais um presente: foi escolhida para ser a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento.
“Estou muito feliz com essa conquista. A gente fecha com chave de ouro. Na disputa de equipes, a gente sabia que ia ser difícil, mas lutamos muito até o fim. Fiz um bom torneio. Por ser uma disputa sub-21, eu fui bem e consegui jogar de igual para igual com as outras atletas. Essa medalha é nossa, Brasil!”, comemorou.
Meninos ficam com a prata
No masculino, o Brasil parou no Chile na decisão do título (3 a 1) e ficou com a medalha de prata. No primeiro jogo, Rafael Turrini venceu Andres Martinez por 3 a 1 (8/11, 11/9, 11/4, 11/4). Mas, em seguida, os chilenos reagiram. Diogo Silva sofreu revés de 3 a 1 para Nicolas Burgos (6/11, 9/11, 11/4, 6/11). Nas duplas, placar de 3 a 0 para os adversários (8/11, 5/11, 5/11). No terceiro duelo, Rafael Turrini fez um bom jogo, mas acabou superado por Nicolas Burgos, por 3 a 2 (11/6, 6/11, 11/8, 6/11, 9/11).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa