Notícia

Marcos Yamada homenageia o grande técnico Maurício Kobayashi

Treinador que marcou uma geração do tênis de mesa brasileiro morreu na noite desta quarta-feira, em Joinville

Foto de Arquivo: Christian Martinez/RBG Studios.

Por Marcos Yamada, técnico

09/12/2021 11h25


Maurício Yoshiaki Kobayashi.

Caneteiro, tinha um excelente saque e um ataque de backhand muito potente.

Cheguei a jogar várias vezes contra ele no tradicional, Palmeiras x São Bernardo.

Viveu para o tênis de mesa, casou com a modalidade.

Ele foi nosso técnico também no ItaimKeikoJJYAMADA, sendo um dos melhores treinadores que já passaram por lá. Inteligente demais, visionário, planejador, estrategista e muito correto. Conquistava credibilidade de todos, através de suas atitudes, e bastava conversar com ele poucos minutos para receber um pouco do seu vasto conhecimento, através do seu carisma e sua disposição pra ensinar.

Era sempre o primeiro a chegar e o último a sair do clube. Estudou muito o tênis de mesa através de revistas e indo aos mundiais, detectou os problemas que a nossa modalidade enfrentava, politicamente, estruturalmente, com a falta de verba e apoio. Não chegou a graduar-se, mas fez, acho, Física na USP e Engenharia na FEI.

Abandonou a carreira de atleta e encarou o desafio de ser técnico, começando com um projeto campeão em São Bernardo do Campo, que foi a cidade que o apoiou.

Treinamentos diários, corridas de 1h antes de treinar e a valorização da preparação física e técnica, que deu certo, com o Ricardo Inokuchi, Tsai Tung Chen, Tomohiro Yara, Claudio Kano e a garotada: Wilsinho, Roso, Rufino, Piazza, Emília, Sueli e Harumi.

Desse grupo, destaco o título do Mundial de 1983, campeão mundial da 3ª divisão em Tokyo, com Inokuchi, Aristides, Acácio e Kano, que foi onde o Maurício mudou o foco do Brasil rumo a 1ª divisão. Na era pós Biriba Betinho e Ivan, íamos para os Mundiais, somente para participar.

Daí vieram a segunda turma com Hoyama e Kawai e ainda o Kano. Maurício reuniu os pais dos garotos com potencial e então fizeram uma espécie de banco, para não depender de órgãos públicos e daí, fizeram estágios no exterior, participavam dos eventos internacionais e vieram seus primeiros resultados com a equipe de jovens que ele formou.

Kano, Hoyama e Kawai, com a ousadia de trocar todo o time antigo, que ainda eram melhores, e bateram várias vezes na trave para subirem para a 1ª divisão mundial, uma delas foi em Chiba-JPN 1991, o primeiro Mundial que fui, quando perdemos da Áustria com 2 chineses (azar demais no sorteio).

Sonho esse do Maurício que só foi concretizado em 2004 no Qatar, com Hoyama, Thiago, Hanashiro e Hideo. Mas o plano do Maurício deu certo, mandou todos os jogadores pro exterior, pra fazer intercâmbio, jogar ligas europeias, treinar no Japão e ficar amigos dos atletas fortes e técnicos pra abrir as portas para o Brasil. Por isso se estamos hoje neste patamar, temos que agradecer muito a este visionário que abdicou de tudo para viver de tênis de mesa. Sem o Maurício, talvez ainda estivéssemos na 2ª e 3ª divisão no cenário mundial.

Devemos muito a esse ser humano, respeitado em todos os lugares em que passou. Arigatouuu Kobayashi.

 

* As informações dos textos publicados no Portal são de inteira responsabilidade dos colaboradores.



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?