Hugo Hoyama fez grandes partidas em seu retorno. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O ditado é bem antigo, mas serve muito para o tênis de mesa: “Quem aprende nunca esquece”. Um dos mais talentosos jogadores da história do tênis de mesa brasileiro, Hugo Hoyama, aos 52 anos, mostrou exatamente isso no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Ele foi decisivo na classificação do Life Pong para a semifinal do torneio de equipes do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, garantindo uma medalha de bronze.
Hoyama foi homenageado pouco antes com um bandeirão no alto do ginásio, tradição que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM iniciou nesta sexta-feira (10), para lembrar os grandes nomes da modalidade. Não aqueceu para o jogo do Life Pong contra a ADSA/Santo André, pelas quartas de final, pois já sentia dores, resultado das partidas das oitavas de final contra o Pró Tênis de Mesa de Joaçaba.
E o craque de uma geração mostrou que a qualidade faz a diferença. Ele bateu Rafael Rocha por 3 a 0 (11/8, 11/7 e 11/4). Depois, encarou um jogo de duplas ao lado de Henrique Narita, contra Gustavo Yokota e Thiago Pradella, onde a parceria do Life Pong perdeu por 3 a 0 (10/12, 4/11 e 9/11).
Mas o vovô estava realmente on! Cada uma das equipes ganhou mais um confronto individual e o jogo desempate era de Hoyama contra Yokota. Sentindo um pouco a perna – e depois também uma fisgada no ombro –, o recordista de títulos brasileiros do Absoluto A demonstrou na mesa a força de suas terceiras bolas, o saque canhoto venenoso e a qualidade que o mantiveram na Seleção por mais de 20 anos, vencendo o duelo por 3 a 2 (11/8, 11/6, 5/11, 15/17 e 11/8).
“Estou destruído”, reconheceu o craque, após mais de duas horas de confronto, antes de ser festejado pelos demais companheiros da Life Pong.
Se o físico não o derrubou, uma coisa o fez chorar: a lembrança do técnico Maurício Kobayashi, que morreu na última quarta-feira, ao sofrer duas paradas cardíacas após os jogos do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro.
“Essa vitória é para ele. Por tudo o que fez por mim, por me ensinar a respeitar as pessoas dentro do tênis de mesa. Ele mesmo falou, que eu tinha que vir aqui, me divertir, que eu não tinha mais a responsabilidade”, disse Hoyama, que voltou a jogar após alguns anos de aposentadoria.
O seu time, o Life Pong, garantiu a medalha de bronze. Na semifinal, perdeu para o Itaim Keiko/JJ Yamada, por 3 a 1. Mas a missão de Hugo Hoyama já estava cumprida. Pelo que demonstrou em Joinville, muitas outras virão.
Veja o vídeo com lances de Hugo Hoyama e a entrevista após a vitória:
O TMB Platinum - Campeonato Brasileiro tem o patrocínio das Loterias CAIXA e Tibhar; apoio da Sicredi, UniSociesc, Hotel Le Village e Prefeitura de Joinville; e parceria de mídia da Rádio 89 FM.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214