Notícia

Líder da UniTM, Taisa Belli, enaltece participação de profissionais do tênis de mesa nacional em programas educativos da ITTF

Treinadores, coordenador de arbitragem e coordenador de Seleções Olímpicas participaram de dois programas da Federação Internacional de Tênis de Mesa em 2021

Treinadores Jorge Fanck, Eric Mancini, Hideo Yamamoto, Narita Goulart, Lígia Silva e Elton Shiraishi com a Expert ITTF Eva Jeler. Foto: Divulgação

Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

12/01/2022 14h58


Ao longo do segundo semestre da última temporada, profissionais envolvidos com o tênis de mesa nacional tiveram a oportunidade de se aperfeiçoarem ainda mais ao participarem de dois programas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF): o ITTF Participation Program e o ITTF Virtual Mentorship Program. O fato foi enaltecido pela líder da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), Taisa Belli, que acredita que as ações têm um caráter valioso para os profissionais.

A UniTM, braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), teve um papel de mediação nas ações da entidade-mor da modalidade. Para Taisa, a presença dos brasileiros nas ações vai ser muito positivo, pois poderá implementar nacionalmente os ensinamentos expostos nas atividades.

A troca de experiências e conhecimentos proporcionada por essas ações na ITTF tem um papel formativo bastante valioso para nossos profissionais. A Universidade do Tênis de Mesa, que teve um papel de mediação e interlocução nessas ações, pode agregar as boas práticas ali vivenciadas em seu processo formativo junto a nossa comunidade”, disse a líder do UniTM.

O primeiro programa foi o ITTF Participation Program, que teve o objetivo de promover uma tutoria aos técnicos participantes. A intenção era a de buscar a melhoria dos níveis profissionais dos presentes por meio de sessões interativas online com dois experts da Federação Internacional: Carlos Esnard, de El Salvador, e Eva Jeler, da Alemanha.

Os brasileiros integrantes da atividade foram os dois treinadores da Seleção Olímpica de Base, Jorge Fanck e Lígia Silva, e mais duas, destaques da UniTM, Karina Dopper e Narita Goulart. Além deles, também fizeram parte do evento, os profissionais das equipes que ganharam o Troféu Eficiência Olímpico e Paralímpico dos dois primeiros TMB Platinum ocorridos em 2021 (a edição do Rio de Janeiro-RJ e a de Uberlândia-MG).

Os técnicos contemplados foram: Eric Mancini (Itaim Keiko/JJYamada-SP), Thaís Regina Figueiredo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP), Hideo Yamamoto (APMDFESP - SP e atual treinador da Seleção Brasileira Feminina) e Elton Shiraishi (ADFEGO-GO).

O outro programa com participação brasileira foi o ITTF Virtual Mentorship Program, que tinha o intuito de aumentar conhecimentos, habilidades e contribuir no crescimento de técnicos e árbitros promissores. Nele, o treinador Ricardo Mairin Filho e o coordenador de arbitragem Marcos Paulo Tavares foram os escolhidos pela Federação Internacional para passarem por um processo de mentoria com a argentina Alejandra Gabaglio e a costa-ricense Silvia Garro, ambas experts da ITTF.

Ainda no programa, o coordenador técnico de Seleções Olímpicas, Lincon Yasuda, foi convidado para ser o mentor de dois treinadores, que estão atuando nas Seleções de Base de seus respectivos países: Franco Piruzzi, da Argentina, e Carlos Gracia, do Porto Rico.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações