Notícia

Diamantes do Futuro tem abordagem ampla, com ensinamentos histórico-culturais e socioeducativos

Novo método, que traz os três pilares de aprendizagem sugeridos pela UniTM, está sendo utilizado em evento no CT Paralímpico Brasileiro

Jovens atletas estão reunidos em São Paulo. Foto: Fotojump.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

23/02/2022 11h52


O 1º Treinamento do Diamantes do Futuro 2022 está acontecendo com sucesso no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Ao todo, 36 jovens estão passando pela semana de aprendizado, que chega nesta quarta-feira (23) ao seu quarto dia de programação. Porém, engana-se quem pensa que os promissores mesa-tenistas estão somente realizando atividades físicas e técnicas. Com a nova metodologia da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), o evento vai muito além.

Idealizado pela Universidade do Tênis de Mesa – UniTM, foi implantado um novo formato de abordagem, aplicado durante a semana com os jovens. Além do tático-técnico, estão sendo trabalhados mais dois pilares: histórico-cultural e o socioeducativo.

“Geralmente, quando se pensa em semana de treinamentos, é pressuposto que o conteúdo trabalhado será estritamente ao referencial tático-técnico. É pensado em treinos na mesa envolvendo golpes, deslocamentos e jogadas da modalidade, isso é o que vem sempre em mente. Porém, o que a gente vem sustentando, junto à UniTM, é que precisamos de uma abordagem mais ampla. Foi o que implementamos aqui com as partes socioeducativas e histórico-culturais, além do tático-técnico, que é muito necessário”, explicou a líder da UniTM, Taisa Belli.

O pilar socioeducativo provoca a discussão sobre valores, princípios e modos de comportamento dos mesa-tenistas. Nele, há o incentivo ao estabelecimento de relações, participação e construção de um ambiente de aprendizagem favorável. Para isso, ao final do primeiro e do terceiro dia da semana de treinamentos, os participantes foram colocados em atividades de integração e socialização, compromisso que também será proposto ao final desta quinta-feira (24). No sábado, todos estarão na festa de encerramento, mais um meio de interação.

Já no histórico-cultural é passado aos jovens atletas a história da modalidade e suas evoluções. São abordados também assuntos como regras, personagens, competições (de locais a internacionais), dentre outros conteúdos. O principal destaque desta abordagem no Diamantes do Futuro é a presença do embaixador do tênis de mesa, Hugo Hoyama, que passará aos mesa-tenistas um pouco sobre a história do esporte e da sua em particular.

A ideia da CBTM, por meio do seu braço educacional, é que mais eventos da entidade passem a adotar o cronograma sugerido pela UniTM sempre com os três pilares de abordagem.

“Isso vale para todos os níveis de desempenho dos jogadores. Nós trabalhamos dessa forma no curso de iniciação ao tênis de mesa e também usaremos no próximo, que vai ser o de formação de atletas, justamente atuando com pessoas da mesma faixa etária dos participantes do Diamantes”, disse Taisa Belli.

Iniciada no último domingo (20), a semana de treinamentos dos Diamantes do Futuro segue até o próximo sábado (26). Além das atividades técnicas e das atividades de socialização, será realizado um torneio entre os atletas participantes no dia derradeiro do evento.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?