O experiente Israel Barreto é um dos postulantes ao título do Absoluto A. Foto: Gustavo Medeiros /CBTM - @gustavooficialllll
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A folia em Manaus vai ser com muito tênis de mesa. Indo para a sua segunda edição no ano, o TMB Challenge Plus desembarca na Região Norte do país para agitar a cidade a partir desta sexta-feira (25). A capital amazonense recepciona a competição nacional, que recebeu 260 inscrições (254 olímpicas e seis paralímpicas) e que segue até o domingo de Carnaval (27).
Organizada pela Federação de Tênis de Mesa do Amazonas – FTMA, o torneio acontece na Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) e tem disputas do ranking olímpico e paralímpico e do rating.
A principal categoria do pleito, o Absoluto A, tem nomes de destaque locais e nacionais. No feminino, Sofia Kano (Clube de Tênis de Mesa Jacareí – SP) e Sabrina Miyabara (Itaim Keiko/JJYamada – SP) fizeram uma longa viagem para tentar levar o ouro. Entretanto, a atleta da casa, Raquel Monteiro (APCEF Manaus-AM) promete colocar fogo na disputa pelo lugar mais alto do pódio.
No masculino, o cenário é inverso, em que a maioria defende clubes do Amazonas. Dhory Figueiredo e Israel Barreto, da APCEF Manaus-AM; Mario Costa e Siddharta Almeida, da Associação Esportiva Manais/Itaim Keiko-AM, brigam pelo título, assim como Lennon Uehara (Associação Atlética Saltense-SP), que saiu do estado de São Paulo para tentar levar o campeonato.
Barreto, além de atleta, é também o presidente da FTMA. O segundo colocado no ranking nacional de 2021 (como mesa-tenista) falou sobre a sensação de receber um campeonato nacional na capital amazonense:
“É sempre um desafio trazer uma competição em que recebemos atletas de todos os cantos do Brasil. Esta não é a primeira vez que estamos fazendo, todos os anos estamos trazendo e conseguindo realizar com excelência. É muito desafiador, com muita correria, mas temos ajuda das pessoas e da CBTM, que sempre nos apoia”.
De acordo com o dirigente, a edição de 2022 promete ser melhor do que a da temporada passada, quando a cidade recebeu o primeiro TMB Challenge Plus do ano, em julho de 2021.
“Para gente, é tentar fazer o melhor, tentar entregar a melhor competição possível, com a melhor estrutura. Acredito que neste ano vai ser melhor do que a edição do ano passado, até porque tem uma quantidade maior de atletas, o nível deve estar mais acirrado”, projetou Barreto.
“É sempre um prazer receber todos que estarão aqui. Creio que é o mesmo sentimento de todas as cidades que recebem um TMB Challenge Plus, é a mesma sensação”, finalizou.
Nesta sexta-feira, acontecem as disputas do rating. No dia seguinte, iniciam as categorias do ranking com os confrontos do pré-mirim, super pré-mirim, infantil, juvenil, juventude, sênior/lady e veteranos. O último dia tem as classes paralímpicas e os absolutos à mesa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214