Quem encara? Brasileiros e franceses estarão disputando desafio neste sábado. Foto: Luis Miguel Ferreira.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O tênis de mesa de alto nível vai tomar conta da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O Desafio Brasil x França acontece neste sábado (7), a partir das 19h, com a presença dos principais craques dos dois países: Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti do lado brasileiro, Simon Gauzy, Can Akkuzu e Alexis Lebrun defendendo o país europeu.
Pouco antes, às 17h, o card preliminar terá a presença das mulheres. O time das irmãs Takahashi, Bruna (agora Top 20 mundial, em 19° lugar na lista) e Giulia, encara a equipe formada por Laura Watanabe e Tamyres Fukase. O sportv 2 transmite toda a jornada de tênis de mesa ao vivo, com aproximadamente cinco horas ao vivo.
A grande atração do sábado é Hugo Calderano. Número 4 do ranking mundial, melhor não-chinês do mundo, dono da melhor campanha do tênis de mesa brasileiro em Jogos Olímpicos e em Campeonatos Mundiais, ele atrai a atenção dos fãs da modalidade e até mesmo de quem não conhece tanto assim da modalidade.
"Já sou o número um do Brasil há bastante tempo e tenho consciência de que, América Latina, o público gosta muito de me ver atuando nas competições. Sempre vem bastante gente me acompanhar, me assistir jogar. E isso fica ainda mais especial aqui no Brasil, pois aqui consigo sentir a energia da nossa torcida, que ama o tênis de mesa e também os nossos atletas. Não somente a mim, mas ao Vitor, o Eric, a Bruna, as meninas", reconhece Calderano, que vibra com a oportunidade de um jogo em alto nível no seu país:
"Será bem legal disputar essa competição após um longo período de treinamento. Ainda mais no Brasil, com a torcida brasileira assistindo, será muito importante. Considero que estamos bem preparados. Sabemos que não tem a mesma importância dos Jogos Olímpicos, afinal, é um evento amistoso. Mas na hora do jogo todo mundo vai querer ganhar".
Do outro lado, atletas que os brasileiros conhecem muito bem. Gauzy e Calderano treinam juntos há quase uma década. Quando se encontram em eventos internacionais, o brasileiro nunca tem vida fácil.
"Fica até difícil chamar de amistoso. Como eu disse, todo mundo vai querer ganhar. É um desafio e acredito será uma boa briga. Já treino há bastante tempo com o Gauzy, o conheço bem. Tem um 'feeling' espetacular, sabe competir. Tem um nível altíssimo e todos os nossos jogos são sempre muito difíceis. Creio que desta vez não será diferente", projeta.
Grande momento do tênis de mesa
O trio brasileiro no Desafio retrata bem o momento do país no tênis de mesa, como potência emergente da modalidade. "Nossa equipe é forte internacionalmente, sem dúvida. Chegamos às quartas de final nos Jogos Olímpicos e também no último Campeonato Mundial. Tenho bastante confiança no Vitor e no Eric, estou acompanhando a evolução deles, e tenho consciência de que podemos competir com quaisquer outras equipes", avisa o número 4 do mundo.
Quem é quem no Desafio?
Hugo Calderano – O “cara” do Brasil. Aos 25 anos, é o principal jogador da atualidade, tem os melhores resultados mundiais de todos os tempos e será a grande atração da disputa. Deixou o Orenburg, da Rússia, recentemente, e deve anunciar novo clube em breve.
Vitor Ishiy – Número 59 do ranking mundial, foi titular da Seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Peça fundamental nos últimos torneios disputados pela Seleção Brasileira, atua no C’Chartres, da França. Está com 26 anos.
Eric Jouti – Foi reserva da Seleção nos Jogos de Tóquio. Tem 26 anos, atua no tênis de mesa polonês, mas já está de malas prontas para a França, onde voltará a defender o Amiens TT. Está em 89° lugar no ranking.
Simon Gauzy – Principal jogador da França, chegou a ser Top 8 do mundo e atualmente é o 23° da lista. Atua no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, clube que Calderano defendeu durante muitos anos.
Can Akkuzu – Atleta do Club Pontoise-Cergi TT, de Paris, tem 25 anos. Ocupa a 92ª colocação no ranking mundial.
Alexis Lebrun – A grande revelação francesa dos últimos anos, tem 18 anos. É o número 1 do ranking mundial sub-19 e o 43 do mundo no adulto e já foi campeão mundial da juventude. Atua no Montpellier TT.
Técnicos – Francisco Arado, o Paco, é o técnico da Seleção masculina. É cubano naturalizado brasileiro. O francês Jean-René Mounié é o treinador de Hugo Calderano. Nathanaël Molin, que atua como técnico pessoal de Alexis Lebrun, será o responsável por orientar os franceses na área técnica.
Bruna Takahashi – Primeira brasileira a entrar no Top 20 Mundial, é a 19ª colocada do ranking mundial. Foi também a primeira brasileira campeã mundial de tênis de mesa, em 2015, na categoria infantil. Tem 21 anos e atua no TTC 1946 Weinheim, da Alemanha.
Giulia Takahashi – Irmã de Bruna, tem 17 anos e foi reserva da Seleção Brasileira nos Jogos de Tóquio. Acumula diversos títulos internacionais e foi a brasileira medalhista mundial mais jovem no infantil, com apenas 13 anos. Joga no SERC Santa Maria/São Caetano.
Laura Watanabe – Parceira de Giulia no clube e na Seleção, também conquistou inúmeros títulos nas categorias de base e está com 18 anos. Fez parte da equipe brasileira que conquistou a vaga nos Jogos Olímpicos.
Tamyres Fukase – Atual campeã da juventude no TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. Tem 20 anos de idade.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214