Notícia

Lapidando os Diamantes do Futuro: Training Camp deixa legado também fora da mesa para jovens atletas brasileiros

Período de treinamento intensivo no Parque Olímpico do Rio de Janeiro também contou com algumas ações da área de desenvolvimento, como palestras com especialistas

Além dos treinos físicos e táticos, os jovens participaram de palestras e atividades educativas durante Training Camp. Foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM

Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

11/05/2022 01h11


Possibilidade de treinar de maneira intensiva, conviver com integrantes da Seleção Brasileira adulta e com astros internacionais do esporte, participar de palestras elucidativas, fortalecer os níveis de integração pessoal... O Training Camp que precedeu o Desafio Brasil x França, realizado no Parque Olímpico do Rio, durante duas semanas, foi repleto de benefícios para os nossos jovens mesa-tenistas.

Os 35 atletas das seleções de base indicados para participar do período de treinos receberam bastante aprendizado. Participantes do Projeto Diamantes do Futuro, eles puderam desfrutar de um ambiente altamente produtivo. A nova geração de treinadores e treinadoras também ganhou experiência valiosa para o exercício da sua função. E o legado não se restringe ao que é ensinado nas mesas. Fora delas, muita coisa foi passada aos atletas.

Profissionais ligados a diversas áreas puderam falar sobre variados assuntos aos jovens atletas. Raquel Melo, psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi uma dessas pessoas. Ela esteve no Parque Olímpico durante o Training Camp para conversar sobre um aspecto de muita importância no esporte: a preparação mental.

"É importante que eles possam entender qual o papel da psicologia no esporte. Algumas pessoas pensam que ela só é necessária em intervenções emergenciais, mas não: é importante para o desenvolvimento dos jovens atletas. Vivenciar etapas, uma de cada vez... E também auxiliar nos processos cognitivos, atração, concentração. Traz benefícios para a saúde e bem-estar deles", explicou Raquel.

Ruan Santos, que atua na área de nutrição do COB, também esteve no evento para palestrar sobre sua especialidade. "Procuramos dar a eles uma noção de alimentação de alimentação saudável ao longo do dia a dia e na rotina de treinamentos e de competição. O objetivo é que possam ter uma performance esportiva adequada".

Os aspectos técnicos do esporte, obviamente, foram amplamente abordados durante o período. Segundo Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM, os jovens atletas, quando treinam, não têm apenas como objetivo evoluir tecnicamente. É preciso uma intensidade muito especial, pois o conceito colocado nos treinamentos vai definir a qualidade deles.

Já Taisa Belli, líder da Universidade do Tênis de Mesa e que participou do planejamento das ações ao lado do coordenador das seleções olímpicas da CBTM, Lincon Yasuda, lembrou que o treino não se realiza somente na mesa. Existem outras questões que devem ser trabalhadas para formar atletas de alto rendimento. Ou seja, muito além da raquete e da bolinhas.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações