Além dos treinos físicos e táticos, os jovens participaram de palestras e atividades educativas durante Training Camp. Foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Possibilidade de treinar de maneira intensiva, conviver com integrantes da Seleção Brasileira adulta e com astros internacionais do esporte, participar de palestras elucidativas, fortalecer os níveis de integração pessoal... O Training Camp que precedeu o Desafio Brasil x França, realizado no Parque Olímpico do Rio, durante duas semanas, foi repleto de benefícios para os nossos jovens mesa-tenistas.
Os 35 atletas das seleções de base indicados para participar do período de treinos receberam bastante aprendizado. Participantes do Projeto Diamantes do Futuro, eles puderam desfrutar de um ambiente altamente produtivo. A nova geração de treinadores e treinadoras também ganhou experiência valiosa para o exercício da sua função. E o legado não se restringe ao que é ensinado nas mesas. Fora delas, muita coisa foi passada aos atletas.
Profissionais ligados a diversas áreas puderam falar sobre variados assuntos aos jovens atletas. Raquel Melo, psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi uma dessas pessoas. Ela esteve no Parque Olímpico durante o Training Camp para conversar sobre um aspecto de muita importância no esporte: a preparação mental.
"É importante que eles possam entender qual o papel da psicologia no esporte. Algumas pessoas pensam que ela só é necessária em intervenções emergenciais, mas não: é importante para o desenvolvimento dos jovens atletas. Vivenciar etapas, uma de cada vez... E também auxiliar nos processos cognitivos, atração, concentração. Traz benefícios para a saúde e bem-estar deles", explicou Raquel.
Ruan Santos, que atua na área de nutrição do COB, também esteve no evento para palestrar sobre sua especialidade. "Procuramos dar a eles uma noção de alimentação de alimentação saudável ao longo do dia a dia e na rotina de treinamentos e de competição. O objetivo é que possam ter uma performance esportiva adequada".
Os aspectos técnicos do esporte, obviamente, foram amplamente abordados durante o período. Segundo Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM, os jovens atletas, quando treinam, não têm apenas como objetivo evoluir tecnicamente. É preciso uma intensidade muito especial, pois o conceito colocado nos treinamentos vai definir a qualidade deles.
Já Taisa Belli, líder da Universidade do Tênis de Mesa e que participou do planejamento das ações ao lado do coordenador das seleções olímpicas da CBTM, Lincon Yasuda, lembrou que o treino não se realiza somente na mesa. Existem outras questões que devem ser trabalhadas para formar atletas de alto rendimento. Ou seja, muito além da raquete e da bolinhas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214