Notas Oficiais

(23-05-2022) 074-2022

Dispõe sobre alterações no Manual Tênis de Mesa Brasil 2022

23/05/2022 21h24


A Liderança de Eventos, no uso de suas atribuições estatutárias, informa que foi promovida alterações no Manual Tênis de Mesa Brasil 2022. Tais alterações foram validadas pelo Comitê Executivo, pelas Federações Estaduais, pela Comissão de Atletas, pela Comissão de Árbitros e pela Comissão de Técnicos da CBTM, em consulta por e-mail no dia 12/05/2022.
 

As alterações ocorreram no Capítulo 1 (REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES), no item 1.9., tendo efeitos já para o ano de 2022. A principal tópico diz respeito ao formato da competição por equipes paralímpica – que, pela nova redação, deixa de existir, para passar a ser disputada no formato de duplas e duplas mistas, nos mesmos moldes do que está estabelecido no regulamento dos Jogos Paralímpicos 2024 e do Campeonato Mundial da categoria. Tal medida foi necessária para cumprir os requisitos do Programa Bolsa Atleta (a competição por equipes não teria mais validade para o pleito em 2023. Ou seja, seus resultados seriam inúteis para pleito do benefício de bolsa. A mudança já para este ano de 2022 se faz necessária para ter aplicação no TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes de dezembro/2022). A validação dos resultados para pleito do benefício do Programa Bolsa Atleta se dá para provas que estejam no programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

As alterações aconteceram em:

SUBTÍTULOS

PÁGINA

ALTERAÇÕES

1.8.3.     DAS CATEGORIAS PARALÍMPICAS

36

Inclusão das classes de duplas, conforme evento Mundial Paralímpico. Importante destacar que apenas as classes dos Jogos Paralímpicos têm validade para o Bolsa Atleta Federal (estão destacadas na tabela do item 1.8.3.3.).

1.9.1.     DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO INDIVIDUAL

38

Ajustes em formatação para coincidir com as novas premissas. Reorganização dos itens, sem mudança de conteúdo.

1.9.2.     DAS COMPETIÇÕES POR EQUIPE OLÍMPICA

44

Manutenção das premissas de regulamento para as competições por equipe olímpica e retirada do termo “paralímpico” nos parágrafos em comum. Exclusão dos itens ligados a equipes paralímpicas.

1.9.3.     DAS COMPETIÇÕES DE DUPLAS PARALÍMPICA

47

Proposição de novo formato de competição para o paralímpico. Mantido o conceito de duas competições (Seleção Estadual / de Clubes) para as duplas, tal e qual ocorria com as equipes.

1.9.4.     DAS COMPETIÇÕES DE DUPLAS E/OU DUPLAS MISTAS OLÍMPICA

49

Ajustes gerais para melhor organização de eventual competição de duplas ou duplas mistas (esta última com validade para o Programa Bolsa Atleta) olímpico.

1.7.2.     DO RANKING E RATING

18

Informações que estavam em local equivocado relacionado ao Rating voltaram para este subcapítulo.

As aprovações ocorreram até o dia 18/05/2022, sem qualquer manifestação em contrário. O Manual Tênis de Mesa Brasil 2022 pode ser acessado diretamente pelo link ou caminho no site oficial da CBTM: Governança >>> Documentos >>> Normas e Regulamentos >>> Manual Tênis de Mesa Brasil.

Foi corrigido, também, o tópico 1.9.6.3.1. as “observações” da tabela, para poder atender requisitos de pedagogia do esporte para as categorias de disputa para crianças com até 13 anos de idade.

 

Este dispositivo passa a vigorar na data de sua publicação.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações