Felipe Okano brilhou em Salta, na Argentina. Foto de arquivo: Matias Santana/CBTM
Por José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O sábado (4) foi especial para os brasileiros em Salta, na Argentina, principalmente para Felipe Okano e Hamilton Yamane. Na disputa do WTT Youth Contender da cidade argentina, o primeiro fez uma campanha invicta para ficar com o título do torneio sub-13, enquanto o segundo ficou com o vice-campeonato na disputa do sub-17.
Okano comandou o campeonato sub-13. O brasileiro bateu todos os adversários no seu caminho rumo ao ouro e passou longe de ter o título ameaçado em sua trajetória na Argentina.
Na primeira fase, ele terminou na liderança do grupo 4 ao vencer as três partidas que fez na primeira fase. Suas vitórias foram diante do argentino Baltazar Gallardo, do equatoriano Cesar Revelo e do peruano Carlos Achata.
Na fase seguinte, ele superou o argentino Matias Bentacor nas oitavas de final por 3 a 0 (11/1, 11/7 e 11/5) e outro atleta da casa, Giuliano La Via, pelo mesmo placar (11/7, 11/8 e 12/10) nas quartas de final.
Na semifinal, Okano teve pela frente outro mesa-tenista da Argentina, Benjamin Archua, que complicou um pouco mais a partida do que seus compatriotas, mas, ainda assim, não foi páreo para o brasileiro. Vitória verde e amarela por 3 a 1, com parciais de 10/12, 12/10, 11/8 e 11/8.
Na decisão, Felipe Okano duelou com o venezuelano Jonathan Vegas Vasquez. E o mesa-tenista do Brasil foi bem mais uma vez. Ele passou pelo adversário por 3 a 1 (11/7, 7/11, 11/6 e 11/9) para ficar com o ouro da competição.
O Brasil também saiu com medalha na disputa masculina sub-17. Hamilton Yamane teve grande performance na primeira fase ao terminar na liderança do grupo 2 por ter triunfado diante do boliviano Fernando Fernandez e do argentino Juan Videla.
Pela boa campanha, o brasileiro ficou de bye nas oitavas de final. Nas quartas, o embate foi diante do anfitrião Tomas Alin, em que Yamane saiu vencedor por 3 a 0 (11/9, 11/8 e 12/10).
Na semifinal, o brazuca encarou o venezuelano Carlos Ríos Romero, jogo em que terminou como vencedor por 3 a 1 (9/11, 11/6, 11/8 e 11/8). Na grande decisão, o duelo aconteceu diante de outro mesa-tenista da Venezuela, Cesar Augusto Castillo, mas, dessa vez, o triunfo não veio para o lado brasileiro: 3 a 1 (9/11, 11/8, 6/11 e 5/11) para o venezuelano e medalha de prata para o Brasil.
Tanto no sub-13 quanto no sub-17, o país ainda teve outros representantes que ficaram pelo caminho. Dentre os mais jovens, Flavio Coelho acabou caindo nas oitavas de final do sub-13, enquanto os mais experientes Vitor Seii e Augusto Sasaki foram eliminados nas quartas de final do sub-17.
Brasileiros podem garantir mais medalhas em Salta
As duas medalhas brasileiras podem não ser as últimas do país. Neste domingo (5), encerramento da disputa masculina, o Brasil ainda conta com mais representantes com chances de medalha: Flavio Coelho está nas quartas de final do sub-11; Felipe Okano, Hamilton Yamane e Augusto Sasaki estão na mesma fase do sub-15; e, por fim, Nicholas Yamane também está nas quartas, só que do sub-19.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214