Notícia

CBTM define os nomes para composição do seu primeiro Comitê Científico Independente

Comitê tem escopo educacional, mas também será responsável pela avaliação dos projetos de pesquisa na área de tênis de mesa

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

06/06/2022 18h10


A ciência e o esporte possuem uma ligação muito forte. Porém, muitas vezes caminham em separado. E com o objetivo de convergir esforços e conhecimentos em prol da modalidade, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) definiu os três nomes que irão compor o primeiro Comitê Científico Independente.

O Comitê Científico tem um escopo educacional e científico, mas também será responsável pela avaliação dos projetos de pesquisa na área de tênis de mesa, assim como pela análise de perfil dos candidatos aos cursos da UniTM.

“Trata-se de um comitê próprio e autônomo, para tomar decisões na área de capacitação e científica”, relatou a professora Taisa Belli, líder da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), a quem o Comitê Científico ficará vinculado. Segundo Taisa, os comitês científicos são uma prática comum em federações esportivas ao redor do Mundo, prática agora incorporada pela CBTM com o importante papel de acompanhar, propor e apoiar as iniciativas da UniTM.

A escolha dos profissionais que formam o comitê se deu após criteriosa análise de currículos, com base no conhecimento técnico específico e na atuação junto ao tênis de mesa. Depois, os nomes foram submetidos e aprovados pelo Conselho de Administração da CBTM, estando de acordo com o Regimento Interno. “Buscamos por um profissional com conhecimento teórico e prático na modalidade, um profissional com mestrado na área e um profissional com doutorado”, informou a professora.

Árbitra internacional de tênis de mesa, Glaucia Camargo Tavares foi selecionada por seu conhecimento teórico e prático. Graduada em Educação Física (Horus Faculdades, 2012), arbitrou competições de alto nível como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) e os Jogos Panamericano Junior (2021).

Congregando tanto a titulação de Mestre, como um histórico de atleta e treinador, Gabriel Elias Ota foi outro nome selecionado. Graduado em Educação Física (UFMS), Ota possui como maior titulação acadêmica um mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maior referência em estudos de fisiologia aplicada ao tênis de mesa no Brasil e com reconhecimento mundial, o professor Alessandro Moura Zagatto também foi selecionado ao comitê. É pesquisador de esportes com raquete, ex-atleta de tênis de mesa e Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP (2010). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade da UNESP.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?