Quando pensamos em criar um currículo, pensamos em experiência laboral, educação, idiomas, etc. Porém, existem outros elementos que podem ajudar a tornar esse documento mais apelativo e distinto, e referir que pratica ou praticou um esporte é uma delas. Se você quer saber como o esporte pode melhorar seu currículo, está no sítio certo!
Além do seu componente físico, o esporte também contribui para desenvolver habilidades que podem ser úteis para o trabalho. Uma delas é a capacidade de cooperar, que existe não apenas nos esportes de grupo, mas também nos individuais, onde o atleta tem que cooperar com seu treinador, colegas e até com os dirigentes de sua equipe.
A autodisciplina também é uma habilidade muito importante e que pode ser desenvolvida com o esporte. Está muito relacionada com a motivação e a força de vontade, e mostra que você é capaz de se focar em uma meta e trabalhar de uma maneira consistente para a atingir.
Existem ainda outras habilidades que o esporte pode ajudar desenvolver, como a capacidade de liderança ou o espírito competitivo.
Se participou de grandes torneios ou competições, ganhou alguma medalha ou prêmio, inclua isso em seu currículo. Isso mostra que você consegue ter um bom desempenho, e é precisamente isso que as empresas procuram em um bom profissional.
É mais confortável se sentar no sofá e assistir televisão do que se levantar para mexer seu corpo. O esporte mostra que você é uma pessoa ativa, ambiciosa, que tem vontade de progredir e que luta para alcançar suas metas. Qual é o empregador que não quer um empregado assim?
Se você se quiser candidatar a uma vaga para treinador, preparador físico, nutricionista ou psicólogo esportivo, será uma grande vantagem ter experiência como esportista pois perceberá melhor a realidade dos jogadores e dos próprios clubes.
Uma pessoa ativa tende a ser uma pessoa mais saudável, não só fisicamente como psicologicamente, e isso permite que falte menos ao trabalho devido a problemas de saúde. Muitas empresas têm dificuldades devido ao elevado nível de absenteísmo, que afeta a produtividade e põe em causa o planejamento e realização das atividades.
Existem basicamente duas maneiras de referir o esporte em seu currículo. Se for algo que pratica ou praticou, mas que não contribuiu muito para desenvolver habilidades ou se for uma coisa que você nunca levou muito a sério, poderá colocá-lo na seção de hobbies e interesses.
Se o esporte for realmente algo importante, não se limite a apenas uma linha nos hobbies e interesses, mas use a seção de habilidades para explicar detalhadamente quais são as habilidades que lhe permitiu desenvolver. Não se esqueça de que é sempre importante adaptar o currículo a cada vaga específica, pelo que poderá adicionar ou omitir habilidades dependendo de sua relevância.