Equipe brasileira em Salta, na Argentina. Foto: Federação Argentina de Tenis de Mesa.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O dia foi prateado para o tênis de mesa do Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-11 e Sub-13. Nesta quinta-feira (9), no Ginásio Polidesportivo de Salta, na Argentina, nossas equipes femininas e masculinas conquistaram, nas duas categorias, quatro medalhas de prata, além de uma de bronze. O Brasil foi o único país que participou de finais de todas as categorias, com Venezuela e Equador jogando duas cada. Performance elogiável de nossos jovens atletas na principal competição continental da faixa etária, que vai até domingo (12).
Na sub-13 feminina, um dos duelos das semifinais foi entre equipes brasileiras: o time A, formado por Mahayla Sardá e Maria Fokubara, enfrentou o B, composto por Isabela Paterno e Gabrielle Pincerato. Mahayla e Maria venceram por 3 a 1 – Isabela e Gabrielle levaram o bronze.
A final da categoria foi disputada contra a Venezuela. As brasileiras batalharam até o fim, mas acabaram superadas pelas venezuelanas, que venceram por 3 a 2. Mahayla e Maria conquistaram a prata.
Na categoria sub-13 masculino, Felipe Okano e Vinícius Rech, que formaram o time principal brasileiro, venceram o Equador A por 3 a 1 nas quartas de final. Na semifinal, contra a equipe B argentina, vitória por 3 a 0.
Na disputa da medalha de ouro, o adversário, a exemplo do que acontecera no feminino, também foi a Venezuela. Apesar de mostrar muito empenho, a equipe do Brasil acabou derrotada por 3 a 2 e ficou com a medalha de prata.
Na sub-11 feminina, categoria na qual o Brasil foi representado por uma só equipe – formada por Alice Barros, Valentina Nabhan e Tainara Heidrich – o dia começou com vitória por 3 a 0 sobre o Peru, pelas semifinais. Na decisão, contra o time principal do Equador, contudo, as brasileiras acabaram derrotadas por 3 a 1, ficando com a medalha de prata.
No sub-11 masculino, o time A do Brasil, formado por Flavio Coelho e Igor Higa, venceu no duelo das semifinais a equipe principal da Argentina por 3 a 1. O adversário dos brasileiros na decisão foi o time A do Equador. Numa disputa equilibrada, os equatorianos e levaram a melhor pelo placar de 3 a 2 e garantiram o ouro – Flavio e Igor deram a prata ao Brasil.
A disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-11 e Sub-13 prossegue nesta sexta-feira (10), no Ginásio Polidesportivo de Salta, com as partidas de duplas masculinas, femininas e mistas. E o Brasil segue em busca de mais medalhas.
Os jogos do Sul-Americano Sub-11 e Sub-13 são transmitidos ao vivo no canal da ITTF Américas: https://www.youtube.com/c/ITTFAmericas.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa