Valentina Saravi brilhou em sua primeira participação internacional. Foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Quem disse que uma andorinha só não faz verão? Única representante brasileira na competição individual feminina do WTT Youth Contender de Salta, na Argentina, a sul-mato-grossense Valentina Nabhan Saravi brilhou ao conquistar a medalha de prata na categoria sub-11. Isso logo na sua primeira competição internacional.
Integrante do circuito mundial de tênis de mesa, o WTT Youth Contender encerrou nesta quarta-feira (15), no Ginásio Polideportivo Delmi Salta. Última brazuca a competir, Valentina sofreu um revés por 3 sets a 0 na disputa pelo ouro, para a equatoriana Maria Alejandra Abril, com parciais de 11/5, 11/2 e 11/6. Mas volta ao Brasil feliz.
“Foi uma experiência maravilhosa conhecer um novo lugar, jogar em outro país. Fiz meu jogo, novas amizade e acima de tudo, me diverti muito”, contou a mesa-tenista.
O resultado da final em nada diminui o brilho da participação da promessa de apenas 10 anos, que competiu também pela categoria sub-13 e vai escrevendo seu nome na história da modalidade. Contra as atletas mais experientes, Valentina não passou da fase de grupos, somando uma vitória e acumulando duas derrotas. Mas ficou o aprendizado. “No primeiro dia eu fiquei muito nervosa e não consegui jogar bem. Mas os jogos foram passando e eu fui conseguindo atuar cada vez melhor”, destacou.
E atuando na sua faixa etária, o sub-11, Valentina brilhou ao fazer uma grande competição. Na fase de grupos, inicialmente venceu a peruana Alicia Carolina Vizcarra, por 3 a 0 (11/9, 11/5 e 11/6), e a colombiana Ivanna Medranda, por 3 sets contra 1 (11/8, 11/5, 5/11 e 11/6). “Ela iniciou um pouco nervosa, por ser a primeira competição internacional, porém estava confiante”, avaliou a treinadora Gabriela Leite.
Campeã do Grupo 1, Valentina avançou por bye à semifinal para superar a peruana Mariana Silva, em 3 sets a 2 (11/8, 8/11, 11/7, 9/11 e 11/5), encaminhando sua vaga para a disputa da medalha de ouro. “A Mariana devolvia muito a bola, tinha bastante controle e foi um jogo bem apertado. Mas conseguimos a vitória”, ponderou Gabriela.
“Na final, sinto que faltou um pouco de experiência para jogar contra pino longo. E por isso a Valentina não conseguiu desenvolver seu jogo. No entanto, durante a competição ela conseguiu superar muitas dificuldades, virando jogos e ganhando sets. Não desistiu de buscar a vitória em nenhum momento”, concluiu a treinadora.
“Eu acho que meu desempenho no campeonato foi muito bom. O importante foi o aprendizado para as próximas competições. Agora vou treinar ainda mais, para da próxima vez que eu chegar na final, jogar melhor e mais firme”, profetizou Valentina.
No geral, o tênis de mesa brazuca fechou a sua participação no WTT Youth Contender de Salta com cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. Flavio Coelho e Felipe Okano subiram ao lugar mais alto do pódio, respectivamente nas categorias sub-11 e sub-13. Já Vitor Seii (sub-17), Hamilton Yamane (sub-15) e Valentina Nabhan Saravi (sub-11) obtiveram medalhas de prata na disputa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa