Notícia

Fenomenal! Sophia Kelmer, com apenas 14 anos, é mais uma brasileira a entrar no Top 10 do ranking mundial paralímpico

Jovem alcançou a décima colocação na lista da classe 8; Brasil tem outras cinco Top 10 no individual e figura 19 vezes entre os dez melhores dos rankings de duplas

Sophia Kelmer vem se destacando no tênis de mesa paralímpico. Foto: Fotojump/CBTM

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

06/07/2022 17h42


Sophia Kelmer tem apenas 14 anos, mas vem mostrando um desempenho de gente grande. Apesar da idade, a brasileira vem colecionando marcas expressivas no tênis de mesa paralímpico e ela acabou de alcançar mais um feito: entrou no Top 10 da classe 8 no ranking mundial adulto.

A marca foi alcançada neste mês, quando o IPTTC (Federação Internacional de Para Tênis de Mesa) divulgou o ranking atualizado. Nele, a atleta do Fluminense Football Club-RJ figura na 10ª posição, sua melhor marca na jovem carreira, com 1.182 pontos.

Outras brasileiras também estão no Top 10 de suas respectivas classes. Na 2 feminina, Cátia Oliveira é a número 4 do mundo com 1.191 pontos; na 4, Joyce Oliveira é nona com 1.205 pontos; na 9, Danielle Rauen é a oitava (1.441 pontos), enquanto Jennyfer Parinos é a décima (1.308 pontos); na 10, Bruna Alexandre é a número 3 do mundo com 1.573 pontos.

De dezembro do ano passado até o momento, Sophia Kelmer subiu cinco posições na lista da classe. Muito se deve às grandes exibições da atleta no Circuito Mundial. Em torneios individuais de 2022, ela levou uma prata no Aberto da República Tcheca e outra no Aberto da França, além de um bronze no Aberto de Costa Brava, na Espanha.

Dos atletas que estiveram envolvidos em competições recentes do Circuito Mundial (além de Sophia), o destaque vai para Lucas Arabian que subiu duas posições na classe 5. Após ter participado do Aberto da República Tcheca em Ostrava, o mesa-tenista de 16 anos escalou duas colocações e, agora, é o 38ª com 813 pontos, 28 a mais do que na lista de junho.

Quem também ganhou pontos com a participação na cidade tcheca foi Lucas Carvalho, da classe 9, que assegurou 17 a mais para a lista da IPTTC. Porém, apesar de ter faturado tentos a mais para o ranking, ele acabou caindo uma posição, ficando na 35ª.

Duplas

Nos rankings de duplas, o Brasil também vai muito bem. Ao todo, o país figura 19 vezes no Top 10 destas listas, que destacam os atletas com melhores desempenhos nas competições masculinas, femininas e mistas.

No ranking feminino de duplas, Cátia Oliveira é a terceira colocada na classe 2; Joyce de Oliveira, a nona da classe 3; Aline Ferreira, a sétima da classe 7; Sophia Kelmer ocupa a sexta colocação da classe 8, que tem Lethicia Lacerda dois postos abaixo; e, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos estão, respectivamente, em quinto e sexto na classe 9.

Já na lista masculina, Guilherme Costa é o oitavo na classe 2; Israel Stroh, o segundo da classe 7, que também tem Paulo Salmin em quinto; e, Claudio Massad ocupa a oitava posição da classe 10.

Finalmente, na lista de duplas mistas, Guilherme Costa, Fabio Silva, Lucas Carvalho, Cátia Oliveira, Joyce de Oliveira, Aline Ferreira, Sophia Kelmer e Danielle Rauen estão ocupando posições no Top 10 de suas classes.

Nesta semana, os brasileiros terão uma oportunidade de conseguir mais pontos para o ranking mundial paralímpico. A partir desta sexta-feira (8), começa a disputa da tradicional Copa Tango, que acontece na Argentina. O evento valerá pontuação para a lista da IPTTC.

O ranking de todas as classes pode ser conferido aqui.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações