Hugo Calderano venceu atleta chinês na estreia. Foto: WTT.
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Tarde de vitórias brasileiras nas disputas individuais do WTT Star Contender de Budapeste, na Hungria. Em sua estreia na competição, Hugo Calderano teve pela frente o chinês Xiang Peng, campeão mundial sub-19 e 29° do ranking, já pela fase de 32. Venceu por 3 sets a 1, com parciais de 11/5, 11/9, 13/15 e 13/11. Por sua vez, Bruna Takahashi mostrou consistência contra a portuguesa Fu Yu, vencendo por 3 a 1 pela mesma fase da competição, com parciais de 11/8, 11/9, 11/8 e 11/7.
No jogo de Calderano, o primeiro set foi o mais tranquilo. O brasileiro conseguiu impor seu estilo de jogo sem dificuldades, fechando sem sustos por 11 a 5. Já o segundo foi disputado ponto a ponto, com a alternância na liderança permanecendo até o placar apontar 6 a 6. Foi então que Hugo conseguiu abrir uma ligeira vantagem de dois pontos, a qual defendeu até fechar o set em 11 a 9.
A vantagem fez Calderano adotar outra postura no terceiro set. Jogando longe da mesa, forçou ralis que foram desgastando o mesa-tenista chinês. A estratégia deu certo e o brasileiro chegou a ter um triplo match point a seu favor. Porém, não aproveitou e viu Xiang crescer na partida para fechar o set em 15 a 13, após longa troca de pontos.
Com o chinês voltando a acreditar, Calderano mudou novamente a sua estratégia no quarto set. Se aproximou da mesa e colocou pressão em Peng. Novamente foi um jogo equilibrado, com alternâncias na liderança. Quando o placar apontava 9 a 9, Calderano voltou a se afastar da mesa, estratégia que quase deu certo. Mas o chinês engrossou e levou o set para o desempate. Foi quando apareceu toda a categoria de Calderano, que com uma linda paralela fechou em 13 a 11.
"A vitória do Hugo contra o finalista do WTT da Croacia é um bom resultado. O chinês é jovem ainda, mas tem muita confiança da Federação Chinesa, então, foi muito bom ver o Hugo impor o nível e estilo de jogo dele. Ele fez dois sets perfeitos e, no momento de fechar, ele não sacou bem. O Xiang pegou essa oportunidade para ganhar o terceiro set, recebendo mais agressivo com a esquerda dele. O Hugo voltou bem no quarto set, variando mais os saques e conseguindo ganhar dois ralis chaves", avaliou o técnico Jean-René Mounié.
O primeiro set do jogo de Bruna Takahashi iniciou dando a impressão de uma vitória tranquila. De cara a brasileira abriu 7 a 1, confirmando seus serviços, dificultando a recepção da adversária e contra-atacando de forma mortal. Mas a portuguesa Fu Yu reagiu no jogo e buscou o empate, com a brazuca encontrando forças para mudar o panorama e fechar em 11 a 8.
Novamente Bruna começou dominando a mesa na segunda parcial. Chegou a abrir ampla vantagem no placar, estando a dois pontos de fechar. Mas permitiu a reação da portuguesa, que encostou em 9 a 8. Neste momento o técnico Jean-René Mounié pediu tempo, que surtiu efeito e Takahashi concluiu em 11 a 9.
Fu Yu chegou a comandar o placar no início do terceiro set, abrindo 3 a 1. Mas logo Bruna empatou e virou a vantagem para 5 a 3. Isso obrigou o técnico da adversária a pedir tempo, parada esta que ajudou a portuguesa e as mudanças no jogo se refletiram em uma vitória apertada, por 11 a 8.
Controlando bem as ações, a brasileira conseguiu manter-se na frente do placar durante todo o quarto set. Apesar de jamais ter conseguido abrir uma vantagem mais larga, Bruna construiu a vitória com paciência e fechou em 11 a 7, com 3 a 1 no placar final.
"A Bruna fez um jogo intenso, conseguindo evitar os problemas de ritmo que a chinesa portuguesa criou. A adversária é bem esperta em relação ao ritmo de jogo, mudanças de efeitos e posicionamento. O que a Bruna conseguiu fazer é realmente ótimo, sempre jogou ativa, mas com consistência. Bem regular com os primeiros drives. Dominou bastante quando sacou e recebeu bem de modo geral, pois o saque da Fu Yu é realmente muito bom. A Bruna pode se orgulhar do desempenho dela", analisou Mounié.
Agora, Calderano terá pela frente mais um chinês: Wang Chuqin, de 22 anos, número 14 do mundo, que eliminou o norte-americano Kanak Jha em sets diretos. A partida inicia às 5h, no horário de Brasília. Bruna encara, nas oitavas de final, a sul-coreana Lee Zion, 26 anos, 77ª do mundo, que passou pela alemã Xiaona Shan em 3 sets a 2. Seu jogo acontece às 7h40.
A competição está sendo transmitida pelo canal do WTT no YouTube (www.youtube.com/worldtabletennis) e pela plataforma de streaming por assinatura Star+.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa