Joon Shim conquistou boas vitórias no Pan. Foto de Arquivo: Luís Miguel Ferreira.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Um início empolgante. Nesta terça-feira (2), primeiro dia de disputa do Campeonato Pan-Americano Sub-19 de Tênis de Mesa, em Rosário-ARG, as equipes brasileiras cumpriram com louvor suas respectivas missões. No feminino, nossas meninas superaram argentinas (3 a 0) e mexicanas (3 a 1) e garantiram vaga nas semifinais, assegurando também uma medalha; no masculino, após triunfos sobre Argentina e Estados Unidos (ambos por 3 a 1, de virada), os rapazes se classificaram às quartas de final da competição.
O torneio feminino por equipes do Pan de Rosario reúne dois grupos compostos por quatro equipes. As brasileiras, que integram o Grupo 2, tiveram como adversárias nesta primeira fase argentinas, mexicanas e chilenas.
O Brasil estreou vencendo as donas da casa por 3 a 0, com três triunfos pelo placar de 3 a 1. Laura Watanabe, Giulia Takahashi e Beatriz Kanashiro bateram, respectivamente, as argentinas Daniela Perez, Fiorencia Chirino e Alma Marcial.
Contra a equipe do México, a vitória brasileira foi por 3 a 1. Laura Watanabe iniciou o confronto com um revés por 3 a 1 para Arantxa Cossio. No duelo seguinte, Giulia Takahashi deixou tudo igual ao vencer Marbella Aceves: 3 a 0. Na sequência, Beatriz Kanashiro enfrentou Aurora Andrade e também venceu por 3 a 0, conseguindo a virada brasileira.
O duelo que definiu a vitória do Brasil foi entre Giulia Takahashi e Arantxa Cossio. A brasileira, então, vingou Laura Watanabe (que fora derrotada pela mexicana) ao vencer, com autoridade, por 3 sets a 1. Nesta quarta-feira (3), as brasileiras, já classificadas para a semifinal, enfrentam as chilenas (às 9h, locais e de Brasília) para confirmar o primeiro lugar do grupo.
Masculino
O torneio masculino por equipes foi formado por três grupos com três equipes cada. O Brasil ficou no Grupo 3, ao lado de Argentina e Estados Unidos. Os brasileiros tomaram um susto na estreia, mas reagiram e venceram a Argentina por 3 a 1, de virada (2-3, 3-0, 3-1 e 3-0).
No primeiro duelo, Leonardo Iizuka perdeu para Lautaro Sato por 3 sets a 2. A reação brasileira começou com Henrique Noguti batendo Nicolas Callaba por 3 a 0. A seguir, Joon Shim venceu Franco Spinelli pelo placar de 3 a 1. E coube a Iizuka fechar a disputa derrotando Callaba por 3 a 0.
Contra os Estados Unidos, mais uma virada. Leonardo Iizuka abriu a disputa enfrentando Nandan Naresh. Numa partida duríssima, nosso atleta foi superado por 3 a 2. Depois, foi a hora de Henrique Nogut enfrentar Sid Naresh; outro embate muito disputado e, desta vez, vitória brasileira por 3 a 2.
Foi a vez de Joon Shim encarar Ved Sheth. Com uma boa apresentação, o mesa-tenista brasileiro superou o norte-americano vencendo-o por 3 a 1. Em seguida, Leonardo Iizuka mediu forças com Sid Naresh e não deu chance ao adversário: venceu por 3 sets a 0 e encerrou o confronto em 3 a 1 para o Brasil – que garantiu o primeiro lugar do grupo e conhecerá nesta quarta-feira (3) o seu adversário nas quartas de final do Pan.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214