Notícia

Brasil fecha o Pan-Americano Sub-19 com mais três pratas e três bronzes e classifica dois atletas para o Mundial de Jovens

Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka ficaram com os vice-campeonatos individuais em Rosario e as vagas no Mundial, enquanto Joon Shim e Felipe Arado foram finalistas de duplas masculinas

Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka foram vice-campeões individuais e campeões nas duplas mistas. Foto: Esteban Yacono/FATM.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

07/08/2022 18h46


O Brasil fechou a participação no Campeonato Pan-Americano Sub-19 de Tênis de Mesa, em Rosário, Argentina, com mais três medalhas de prata e três de bronze neste domingo (7). Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka (que foram os campeões de duplas mistas no sábado) ficaram com os vice-campeonatos individuais, enquanto Joon Shim e Felipe Arado foram finalistas na disputa de duplas masculinas. Laura Watanabe caiu na semifinal do torneio individual feminino, enquanto as duas duplas femininas do país, Giulia Takahashi/Laura Watanabe e Beatriz Kanashiro/Sabrina Miyabara, também ficaram com o terceiro lugar. Ao todo, o Brasil somou dez medalhas no torneio: um ouro, seis pratas e três bronzes.

De quebra, o Brasil garantiu dois atletas na disputa do Campeonato Mundial de Jovens, que vai ser disputado na Tunísia, entre 4 e 11 de dezembro. Com os vices individuais, Giulia e Iizuka estão classificados para a disputa mundial. Laura Watanabe (terceira colocada) e os times feminino e masculino (pratas nos torneios de equipes) estão na reserva e poderão também participar da competição em caso de alguma desistência.

No torneio feminino individual, Giulia chegou na final credenciada por três boas vitórias nas fases anteriores. Ela bateu a guatemalteca Dulce Lopez, a mexicana Arantxa Cossio Aceves e a porto-riquenha Edmarie León Burgos. Para conquistar o título pan-americano da categoria, ela precisaria bater a norte-americana Sally Moiland.

Uma adversária que já mostrava sua qualidade desde a fase de grupos. Em todo o torneio, ela havia perdido apenas um set em 23 disputados, exatamente para a brasileira Laura Watanabe, na semifinal, quando venceu por 4 a 1 (8/11, 4/11, 11/7, 7/11 e 10/12).

A partida decisiva foi bem equilibrada desde o início, mas sempre com a norte-americana predominando no placar. O panorama não se modificou nos dois primeiros sets. Na terceira parcial, Giulia errou bastante, permitindo que a adversária abrisse 3 a 0 no placar. A brasileira reagiu na quarta parcial, chegou a abrir uma boa vantagem, mas permitiu a virada, com 4 a 0 no placar final (9/11, 8/11, 4/11 e 8/11).

No masculino, Leonardo Iizuka, de apenas 16 anos (com mais três anos de participações na categoria pela frente), fez uma grande competição. Ele venceu o norte-americano Nandan Naresh nas oitavas de final, o porto-riquenho Oscar Birriel nas quartas e o equatoriano Diego Piguave na semi.

A final contra o porto-riquenho Angel Naranjo foi dominada em seu primeiro set pelo brasileiro. Iikuza abriu boa frente logo no início, chegou a permitir a reação adversária, mas fechou em 11 a 9. No segundo set, Naranjo parecia ter entrado definitivamente no jogo. Chegou a ter 8 a 3 de frente, mas o brasileiro mostrou muita força para conseguir o empate e a virada.

O porto-riquenho passou a dificultar mais as ações de Iizuka no terceiro set, onde saiu vitorioso. A quarta parcial foi equilibrada até a metade, quando o brasileiro encontrou muitas dificuldades na recepção e permitiu cinco pontos consecutivos do adversário, que conseguiu vencer o set e empatar o duelo.

Iizuka parecia ter se recuperado e dominou a mesa no início do quinto set. Pouco a pouco, o adversário foi mudando o panorama do jogo e conseguiu a virada. O brazuca não se deu por vencido. Na parcial com os ralis plasticamente mais bonitos, dominava a partida e abriu 7 a 4. Porém, voltou a permitir a virada e Naranjo fechou o jogo em 4 a 2 (11/9, 13/11, 8/11, 6/11, 9/11 e 8/11).

Duplas no pódio

O último dia do Pan teve mais três duplas verde e amarelas no pódio. No torneio masculino, Joon Shim e Felipe Arado conseguiram uma grande vitória sobre os norte-americanos Nandan Naresh e Sid Naresh por 3 a 2 (5/11, 12/10, 8/11, 11/4 e 11/3). Na final, os porto-riquenhos Angel Naranjo e Derek Valentin levaram a melhor, com 3 a 1 no placar (7/11, 11/13, 11/7 e 9/11).

No torneio feminino de duplas, as duas parcerias brasileiras caíram na semi, para norte-americanas, pelo mesmo placar: 3 a 0. Giulia Takahashi e Laura Watanabe foram superadas por Tiffany Ke e Sarah Jalli (6/11, 8/11 e 7/11), enquanto Beatriz Kanashiro e Sabrina Miyabara foram batidas por Sally Moiland e Angie Tan (3/11, 9/11 e 7/11).   



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações