Luca Kumahara é um dos craques do tenis de mesa brasileiro. Foto: Luís Miguel Ferreira
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O dia 13 de setembro de 2022 marca uma nova etapa na vida de uma das mais importantes atletas do tênis de mesa brasileiro. Caroline Kumahara anunciou publicamente, em entrevista ao site GE.com (VEJA AQUI O LINK), o início de sua transição de gênero. A partir de agora, ele será identificado por seu nome social, Luca Kumahara.
Trilhando o caminho percorrido por outros esportistas, como Maria Joaquina (patinação artística), Pedro Petry (jiu-jitsu), Marcelo Nascimento (futebol), Tifanny Abreu (vôlei) e Anne Viriato (MMA), Luca é o primeiro atleta transgênero da nossa modalidade.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa respeita a decisão do atleta, que é pessoal e de foro íntimo, e vai cumprir seu papel, de acolher, no sentido de oferecer uma rede de apoio para que o atleta siga mantendo sua atividade profissional no tênis de mesa, independentemente de escolhas personalíssimas, e orientar para que tudo seja feito dentro das regras esportivas.
Como neste momento a transição será apenas do nome social, sem tratamento hormonal, ele continuará apto a disputar competições femininas, pois, biologicamente, cumpre todas as regras esportivas, sem prejuízo algum para os adversários. Após o pedido oficial realizado pelo atleta, ele passará a ser identificado pelo pronome masculino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa
LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214