Felipe Okano é um dos jovens talentos do Brasil. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A partir deste sábado (17), os nossos jovens atletas têm mais um desafio internacional para encarar. Em Santo Domingo, na República Dominicana, 15 talentos brasileiros começam as suas trajetórias no Campeonato Pan-Americano Sub-11 e 13, evento que segue até o próximo sábado (24).
No masculino, o Brasil tem Flavio Coelho, Igor Higa, Argemiro Mory e Murilo Tassi no sub-11 e Felipe Okano, Vinicius Rech, Thiago Condori e Gustavo Lopes no sub-13. Já no feminino, Valentina Saravi, Alice Jacinto e Yumi Ywamoto no sub-11 e Gabrielle Pincerato, Maria Alice Rodrigues, Ana Imai, Laura Souza no sub-13 são as representantes do país.
A competição na República Dominicana conta com disputas individuais, de duplas e por equipes. Flavio Coelho é cabeça de chave número 1 do torneio individual sub-11, já que é o sexto melhor atleta do mundo na categoria, e desponta como uma das principais chances de medalha.
As equipes brasileiras também estão bem cotadas. Os times verde e amarelos estão entre os principais cabeças de chave no sub-11 masculino e no sub-13 em ambos os naipes.“Acredito que o objetivo é o mais otimista possível. Queremos trazer o maior número de medalhas e, se possível, alguns troféus para casa. É um grupo relativamente jovem, em que a maioria está no primeiro ano de sua respectiva categoria. Vai ser muito proveitoso”, disse Bruno Costa, técnico das categorias de base da Seleção.
“Muitos estão indo para a primeira competição internacional, então tem um peso maior entre o que já jogaram a nível nacional para o internacional. Tomara que eles consigam desempenhar da melhor forma possível”, completou.
Em junho deste ano, o Brasil teve fez uma bela participação no Campeonato Sul-Americano Sub-11 e 13, que aconteceu em Salta, na Argentina. O país saiu do país vizinho com 16 medalhas, sendo quatro ouros, seis pratas e seis bronzes.
Se depender da união e confiança do grupo, o resultado pode ser tão bom quanto. Para a treinadora Gabriela Leite, técnica que também está com os jovens em Santo Domingo, o clima entre eles é o mais positivo possível.
“O grupo está com uma grande expectativa, sabem que vão enfrentar uma missão difícil, porém estão animados e confiantes. Um clima de muita unidade, alegria entre os atletas, sabem da responsabilidade de estar representando a Seleção Brasileira, mas também compreendem que é importante se divertir para que tudo fique mais fácil na competição”, contou Gabriela.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa