Notícia

Com sparrings ilustres e motivação total, Seleção paralímpica faz últimos ajustes para o Mundial

Com grandes expectativas no Campeonato Mundial de Granada, Seleção Brasileira refina sua preparação e conta com sparrings de alto nível nos últimos treinos

Lucas Arabian é um dos nomes da Seleção paralímpica. Foto: André Soares

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

25/10/2022 14h51


Com direito a convidados ilustres, a Seleção Brasileira de tênis de mesa iniciou sua última semana de preparação no Brasil para o Campeonato Mundial Paralímpico, competição agendada para a espanhola Granada, entre os dias 6 e 12 de novembro. Desde a última segunda-feira (24), o grupo se reuniu no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), com a presença de sparrings do nível de Gustavo Tsuboi e até Hugo Hoyama, multicampeão entre os olímpicos. Além do treino na mesa, ele levou palavras de incentivo.
 
“Estou me sentindo bem e feliz com essa função e, para mim, é gratificante sentir que estou ajudando”, descreveu o atual embaixador do tênis de mesa brasileiro.
 
E se engana que imagina que Hoyama facilitou a vida dos atletas paralímpicos. “A comissão técnica pediu para que eu treinasse como faço normalmente, pois tenho uma boa variação de bolas, forçando bastante”, informou. “Acho isso válido, porque se eles conseguem acertar o tempo dessas bolas, estarão muito bem preparados para o campeonato”, analisou Hoyama.
 
Segundo o técnico Paulo Molitor, a presença de Hoyama e Tsuboi vem de encontro com o objetivo da primeira fase dos treinamentos. “Primeiro estamos trabalhando no individual, com os últimos ajustes e adaptações a jogos diferentes”, informou. “Como estamos em um bom número de atletas, dá para fazer muitas variações de jogo e de treino”, acrescentou, informando ainda que na sequência a preparação se volta para as duplas, que foram incluídas no Campeonato Mundial a partir desta edição.
 
Em paralelo ao desempenho em mesa, a comissão técnica trabalha a parte mental dos atletas, principalmente no que diz respeito à ansiedade. “Estamos trabalhando para que eles foquem na questão da performance. Se eles jogarem bem, as coisas vão acontecer naturalmente”, comentou o treinador. “Tentamos deixar eles confortáveis nos treinos, mas temos um grupo muito grande e com reais chances de conquistar medalhas”, disse Molitor. “Sei que todos tem muitas chances de conquistar medalhas e nada como estar junto nesta preparação”, acrescentou Hoyama.
 
A preparação da Seleção Brasileira prossegue até o dia 29 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na sequência, eles partem para a Espanha, com o Campeonato Mundial Paralímpico iniciando no dia 6 de novembro.
 
A equipe feminina conta com Cátia Oliveira (classe 2), Thaís Severo (classe 3), Marliane Santos (classe 3), Joyce de Oliveira (classe 4), Aline Ferreira (classe 7), Lethicia Lacerda (classe 8), Sophia Kelmer (classe 8), Jennyfer Parinos (classe 9), Danielle Rauen (classe 9), Bruna Alexandre (classe 10) e Evellyn Santos (classe 11). O grupo masculino é composto por Iranildo Espíndola (classe 2), Guilherme Costa (classe 2), Lucas Arabian (classe 5), Israel Stroh (classe 7), Luiz Filipe Manara (classe 8), Claudio Massad (classe 10) e Paulo Salmin (classe 7).






 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?