Hugo Calderano encara um novo desafio na China. Foto: WTT.
Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Atual número seis do mundo, o mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano parte para o seu próximo compromisso internacional em 2022. Em Xinxiang, na China, disputa a WTT Cup Finals, seletivo evento que reúne apenas os dezesseis melhores atletas do ranking em cada naipe. As disputas se desenrolam entre os dias 26 e 30 de outubro, com a estreia de Calderano – único brasileiro classificado – agendada para quinta-feira (27), a partir das 10h40 (de Brasília), contra o sueco Truls Moregard, atual terceiro colocado do ranking.
Será o primeiro encontro entre ambos pelo WTT, com o brasileiro buscando repetir na China o ótimo desempenho obtido no ano passado, em Singapura, quando a acabou levando a medalha de bronze para casa na mesma competição. Na ocasião, chegou com a quarta colocação no ranking mundial. Nesta temporada, Hugo Calderano venceu o WTT Contender Túnis, em agosto, conquistando o seu quarto título no circuito mundial de tênis de mesa.
O WTT Cup Finals é a nomenclatura nome atual do antigo Grand Finals, competição que também reunia os melhores da temporada, disputada até 2019. E Calderano tem ali uma lembrança inesquecível, da edição de 2018. Naquele ano, ele encarou Fan Zhendong, na época já o número 1 do mundo, como grande azarão. Venceu com autoridade por 4 a 2 e escreveu definitivamente o seu nome entre os grandes da modalidade. Na ocasião, o brasileiro também ficou com a medalha de bronze.
O sistema de disputa em Xinxiang será de eliminatória simples. Ou seja, não espaço para erros, sob pena de eliminação. Nas oitavas e quartas de final, as partidas serão disputadas em melhor de 5 sets. A partir das semifinais, os encontros passam a ser decididos em 7 sets.
Em jogo, uma premiação de 1.500 pontos ao campeão, além de 55 mil dólares. Caso o atleta seja eliminado na primeira fase, no Xinxiang Pingyuan Sports Center, fatura 100 pontos e 22,5 mil dólares. Quem ficar pelas quartas de finais soma 256 pontos no ranking e 30 mil dólares na conta bancária. Semifinalistas faturam 525 pontos e 37,5 mil dólares, com o vice-campeão embolsando 1.050 pontos e 45 mil dólares.
Todos os jogos serão transmitidos para o Brasil pelo serviço de streaming Star+, enquanto o canal de televisão por assinatura ESPN transmitirá boa parte do WTT Cup Finals, sempre no período matutino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa
YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil
TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa