Notícia

Competição de gala, TMB Platinum – Campeonato Brasileiro fecha o Circuito TMB 2022 em São Paulo

Com presença de grandes nomes das seleções olímpica e paralímpica, recorde de inscrições e batalha pela liderança do ranking nacional, o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro promete ficar na história

Ausente desde 2019, Eric Jouti estará em ação no TMB Platinum - Campeonato Brasileiro. Foto: WTT.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/11/2022 18h30


É bom os participantes do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes irem preparando os seus trajes de gala, porque a competição promete um altíssimo nível técnico, além de um grande encontro entre mesa-tenistas vindos de todas as partes do Brasil. Nomes como Luca Kumahara, Eric Jouti e Gustavo Tsuboi, que integraram a Seleção Brasileira olímpica nos Jogos de Tóquio, além de grande parte da Seleção paralímpica, marcarão presença no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), de 3 a 12 de dezembro. O evento, que encerra o Circuito TMB 2022, recebeu o número recorde de 2,2 mil inscrições de atletas olímpicos e paralímpicos, das categorias sub-9 ao veterano 70 e das classes 1 a 11.

Por conta principalmente dos compromissos com a Seleção Brasileira e ligas no exterior, Luca Kumahara, Eric Jouti e Gustavo Tsuboi disputaram o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro Interclubes pela última vez em 2019. Uma ausência de três anos dos mesa-tenistas da elite nacional, que tem dia e hora para acabar. Eles disputam a categoria Absoluto A, que inicia no dia 9 de dezembro e tem as finais transmitidas ao vivo pelo sportv a partir das 17h do dia 12, uma segunda-feira. Em jogo, uma premiação em dinheiro de R$ 2,5 mil ao campeão de cada gênero.

E por falar em Seleção Brasileira, a nata do desporto paralímpico marcará presença em São Paulo, com doze atletas que estiveram na histórica campanha do Campeonato Mundial da Espanha. São os casos de Iranildo Espindola e Guilherme Costa na Classe 2, Thaís Severo e Marliane Santos na Classe 3, Joyce de Oliveira na Classe 4, Israel Stroh e Paulo Salmin na Classe 7, Sophia Kelmer na Classe 8, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos na Classe 9, Bruna Alexandre (Classe 10) e Evellyn dos Santos (Classe 11). Eles entram em ação nos dias 3 e 4 de dezembro, quando ocorrem as disputas individuais, de duplas por clube e de duplas estaduais.

Outro destaque vai para a definição dos campeões do Absoluto A masculino e feminino, as principais categorias em disputa. Serão dados 2.000 pontos no ranking ao vencedor do campeonato, sendo este o evento com a maior pontuação no ano. O vice-campeão leva 1.400, os semifinalistas 700 pontos cada e os quadrifinalistas 350. Outro atrativo aos participantes desta categoria é o fato de terem seus resultados validados para fins da Seletiva da Seleção Brasileira adulta, visando as competições do calendário de 2023.

No feminino, o título do Circuito TMB está próximo da gaúcha Victória Strassburger, da Sogipa, hoje com 5.065 pontos. Correndo por fora está Sofia Kano, do Clube de Tênis de Mesa Jacareí/SP, com seus 3.850 pontos, que além de ainda sonhar com a primeira colocação, precisa se defender das investidas de Barbara Marroque (Liga Litoral de Tênis de Mesa/PR), com seus 3.500 pontos, e de Tamyres Fukase (Santa Maria/São Caetano/SP), que somou 3.155 até aqui na temporada.

No masculino a briga está mais acirrada. Com 4.265 pontos, Allan Sarmento (Associação Nikkey São José dos Campos/SP) lidera de momento. Atrás dele está seu companheiro de clube, Eric Mancini, que somou 3.075 pontos na temporada. Diogo Silva, do Santa Maria/São Caetano/SP, está em terceiro no ranking com 2.815 pontos, tendo Joon Shim (ATEMEL/ACEL Londrina/PR) na quarta posição com seus 2.765. Com 2.650 pontos estão empatados Edvelton Xavier (Grilo Tênis de Mesa/CE) e Richard Pinheiro (Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES/SP).

O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes condensará diversas competições em uma. São elas o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Olímpicas, o Campeonato Brasileiro de Duplas Estaduais Paralímpicas Feminino, o Campeonato Brasileiro de Equipes de Clubes Olímpicos, o Campeonato Brasileiro de Duplas de Clubes Paralímpicos, o Campeonato Brasileiro Individual Olímpico, além do Campeonato Brasileiro Individual Paralímpico. A categoria mais procurada nas inscrições foi o sub-19 masculino, com 180 mesa-tenistas. No feminino, o sub-19 também foi a categoria mais cobiçada, com 69 inscritas. No paralímpico, as Classe 3 masculina e a feminina receberam o maior volume de inscrições.

A competição individual das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-19 e Sub-21 iniciam no dia 5, segunda-feira. As finais do Sub-9 e do Sub-11 estão agendadas para o dia 8. As demais finais ocorrem no domingo, dia 11. Os Absolutos B, C, D, E e F iniciam no dia 9 e encerram no dia 11, assim como as competições das categorias Sênior e Lady. As competências para os veteranos serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, sexta e sábado. O certame por equipes de clubes e de seleções estaduais se desenvolve entre os dias 4 e 8 de dezembro, nas categorias Sub-9 a Sub-21. Os Absolutos por equipes para clubes e seleções estaduais ocorrem entre 8 e 10 de dezembro, em simultâneo às categorias Sênior, Lady e Veteranos.

Na segunda-feira, dia 12, além das finais do Absoluto A haverá a premiação dos melhores mesa-tenistas do ano e uma exposição de fotos. Para quem ainda não garantiu a sua estadia em São Paulo, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a RS Consultoria Hoteleira criaram o TMB Tour, que fechou parcerias com hotéis próximos ao local do evento, garantindo preços promocionais. A relação dos hotéis pode ser conferida no link https://lp.rlkpro.com/l/VN0Y0eABF1116.



 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil 

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações