Notícia

Com três brasileiros em ação, Campeonato Mundial de Jovens começa neste domingo

Em Túnis, Karina Shiray, Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka jogam na principal competição mundial das categorias de base do tênis de mesa

Leonardo Iizuka e Giulia Takahashi estarão em ação no Mundial de Jovens. Foto de Arquivo: WTT.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

02/12/2022 10h25


Com a presença de Karina Shiray, Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka disputando as provas individuais e em duplas, inicia neste domingo (4) mais uma edição do Campeonato Mundial de Jovens. Promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, o certame se desenvolve até o dia 11, com jogos no Salle Omnisport de Radés, em Túnis, na Tunísia. Trata-se da principal disputa da base da modalidade.

Karina Shiray compete pela categoria sub-15, jogando nas duplas ao lado da dominicana Shary Munoz. No sub-19, Giulia Takahashi joga em duplas com Chen Chi-Shiuan, de Taipei, enquanto Leonardo Iizuka atua junto com o checo Simon Belik. Os três vem de um estágio na cidade francesa de Montpellier, acompanhados pelo técnico Jorge Fanck.

Em 2021, apenas Iizuka esteve presente ao torneio mundial, ainda na categoria sub-15. Não teve muita sorte no chaveamento, quando acabou caindo para o número 1 da categoria na época, o francês Félix Lebrun. Desta vez, Iizuka disputa o sub-19, onde ainda terá mais três anos de participação (está com 16 anos atualmente). O técnico Jorge Fanck destacou o bom momento do atleta.

“O Leonardo jogou inicialmente o WTT Youth Contender de Senec, onde acredito que ele teve um bom desempenho”, avaliou Fanck. “Em Montpellier, tivemos contato direto com a escola francesa, que valoriza muito a criatividade e a variação de jogo, que é algo que procuramos trabalhar nele”, analisou. Na França, Iizuka treinou ao lado de nomes como Felix Lebrun, além de atletas da equipe da cidade, que disputam a Pro-B local.

“Acredito que o treino da França o colocou em um nível interessante e veremos isso no Mundial”, disse. Com relação ao Campeonato Mundial, o treinador reconhece o alto nível da competição e afirma que Leonardo precisa chegar o mais focado possível na Tunísia, para conseguir desempenhar bem o seu jogo. “Estão elogiando muito ele aqui na França, enaltecendo sua velocidade e técnica, dizendo que se ele conseguir se adaptar ao ritmo e às variações dos jogos, tem condições de atuar em um nível muito alto”, concluiu Fanck.

As meninas também vieram de um desafio importante. As duas participaram do WTT Youth Star Contender, na cidade de Vila Nova de Gaia, em Portugal. Karina ficou bem próxima de medalhas nas duplas, enquanto Giulia conquistou bronze, atuando ao lado da romena Luciana Mitrofan.

O Campeonato Mundial de Jovens será disputado no sistema de eliminatórias simples desde o seu início. A competição individual inicia em 6 de dezembro, terça-feira, com as disputas de duplas iniciando na quarta-feira, dia 7, ambas prosseguindo até o dia 11, domingo. Os adversários iniciais dos brasileiros ainda não foram divulgados pela organização do evento.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br


Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil 

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações