Alaor Azevedo (D) e Mizael Conrado apadrinham o primeiro campeonato de showdown. Foto: Alê Cabral/CPB
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Você já imaginou como seria uma partida de tênis de mesa entre deficientes visuais? O que parecia inimaginável há alguns anos se tornou viável com um tanto de pedagogia e outro tanto de criatividade. O showdown e suas regras serão apresentados para a comunidade do tênis de mesa neste sábado (10), a partir das 15h, no Centro Paralímpico Brasileiro. A ação compõe o calendário de eventos satélite do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro.
Na ocasião será realizada a primeira competição da modalidade em solo nacional. “São 24 atletas inscritos no masculino e catorze no feminino. Tenho certeza de que a competição será um sucesso”, avaliou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado. Atletas de outras modalidades paralímpicas, como o futebol de 5 e o goalball, irão experimentar o showdown.
O showdown é jogado em uma mesa retangular, com uma bola plástica contendo um guizo de 6 centímetros de diâmetro. A bola precisa passar por completo pelo “gol” e cada “gol” vale 2 pontos. O adversário pode ganhar 1 ponto caso o seu oponente jogue a bola no vidro que separa os lados da mesa, jogue a bola para fora da mesa, bata com sua raquete na mesa, encoste na bola com a mão ou outro objeto que não a raquete, além de ficar sem bater na bola por dois segundos ou mais.
Pode parecer complicado, mas na realidade é bem simples. O jogo é disputado em melhor de três sets de 11 pontos cada, nos mesmos moldes de uma partida tradicional de tênis de mesa. Existe até um Campeonato Mundial de Showdown, realizado a cada dois anos. Também existe um calendário anual de eventos internacionais do esporte.
“Tenho a certeza de que esta será a primeira de muitas competições que realizaremos para este público”, enalteceu o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo. “Quem sabe num futuro próximo teremos representantes em eventos internacionais de showdown”, concluiu.
O TMB Platinum - Campeonato Brasileiro ocorre entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), com os patrocínios das Loterias CAIXA e Tibhar; além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, Toff, Coloplast e Life Pong.