Ações da UniTM dobraram o número de treinadoras no tênis de mesa nacional. Foto: Miriam Jeske/CBTM
Por Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Aproveitando a realização do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro em São Paulo (SP), a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) promoveu com sucesso dois eventos presenciais no Centro Paralímpico Brasileiro. Eles ocorreram entre os dias 8 e 10 de dezembro: o Training Camp Mulheres TMB e o Simpósio de Tênis de Mesa.
“Nos perguntam o porquê do enfocarmos nossas ações nas treinadoras”, questionou a professora Taisa Belli, gerente de ciência do esporte da CBTM e coordenadora dos projetos. “O motivo é que a ciência nos mostra que quanto mais mulheres treinadoras tivermos, aumentamos a chance de termos atletas mulheres. Elas se sentem mais seguras com treinadoras mulheres”, informou.
Por este motivo, o Training Camp Mulheres TMB, dedicado totalmente ao público feminino, teve como principal objetivo aumentar a participação das mulheres no tênis de mesa brasileiro. Para isso, buscou desenvolver competências e conhecimentos em treinadoras, árbitras e gestoras. Em sua segunda edição, teve como embaixadora a mesa-tenista paralímpica Danielle Rauen, que realizou a abertura oficial.
Contou com um curso certificado em “Formação de Atletas”, ministrado por Camila Cardoso, Janaina Peters Costa e Emanuele Dreveck; uma palestra sobre “Saúde da Mulher no Esporte”, com a ginecologista do Comitê Olímpico do Brasil, Dra. Fernanda Carvalho; além de uma palestra sobre “Empoderamento Feminino”, com Bruna Bardella de Revoredo Macedo Soares, psicóloga do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O Training Camp Mulheres TMB reuniu mais de 50 mulheres de todo o Brasil, de diversas faixas etárias, sendo finalizado com o lançamento do livro "Jogos Pandêmicos: memórias de uma psicóloga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020", com uma distribuição de kits para as participantes e com um bate-papo regado a café e quitutes. “No ano passado tínhamos menos de 10% de treinadoras certificadas e conseguimos dobrar esse número através de nossas ações”, festejou Taisa.
No ‘Simpósio de Tênis de Mesa’ foi trabalhada a temática "Relações interpessoais e desenvolvimento profissional no tênis de mesa", evento que também foi aberto para participação online. Contou com a presença de dois nomes de peso na pedagogia e psicologia do esporte: Paula Korsakas e José Anibal Azevedo Marques. Eles guiaram o simpósio e orientaram as discussões dos trinta treinadores participantes, mantendo-os em encontro com a temática.
"Queremos motivar mais mulheres a seguirem na carreira como treinadoras e verem que são competentes para trabalhar não só com a iniciação, mas para atuar com formação de atletas, com o alto rendimento. Queremos valorizar a progressão dessas mulheres em suas carreiras como treinadoras”, concluiu Taisa, informando que em breve a UniTM promoverá o lançamento de novos cursos em sua plataforma online. Para acompanhar as novidades, basta acessar https://unitm.cbtm.org.br/.