Notícia

Tricampeã! CBTM vence o Prêmio Sou do Esporte pela terceira vez consecutiva e lidera governança entre as entidades

Cerimônia de premiação ocorreu na noite desta sexta-feira, em São Paulo, e entidade também ganhou o prêmio como a confederação mais transparente

Alaor Azevedo recebe o Prêmio das mãos da presidente da Sou do Esporte, Fabiana Bentes. Foto: Reprodução Bandsports.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação)

27/01/2023 22h20


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) segue sendo a entidade com a melhor governança entre as confederações esportivas do Brasil. Nesta sexta-feira (27), o Prêmio Sou do Esporte reconheceu novamente a instituição como sendo a melhor de 2022. É o terceiro título consecutivo – a CBTM já havia vencido em 2019 e 2021 (em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, não houve premiação).

De quebra, a CBTM ainda ganhou mais um prêmio, na categoria Equidade – Melhores Práticas: a entidade do tênis de mesa foi considerada a mais transparente entre todas, muito por conta do site oficial, que permite que todos os cidadãos, mesmo aqueles que são leigos, possam encontrar qualquer informação sobre o funcionamento do tênis de mesa brasileiro. “O site é muito intuitivo e de fácil navegação”, reconheceu a presidente da Sou do Esporte, Fabiana Bentes.

Trata-se do único prêmio de governança no esporte da América Latina, reconhecido internacionalmente pela organização dinamarquesa Play The Game. A Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos que atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Entre seus principais valores estão a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade com si próprio e terceiros.

Durante o programa de entrega do Prêmio, nos estúdios da Bandsports, em São Paulo (SP), o presidente da CBTM e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, falou sobre as mudanças implementadas nos últimos anos. “É um exercício e exige um grande preparo, pois você passa a dividir o poder”, disse, reconhecendo a importância fundamental do ex-diretor Geraldo Campestrini no processo de modernização da entidade.

“Fico muito orgulhoso com esse tricampeonato e espero trabalhar cada vez mais para melhorar a governança do esporte brasileiro. Estou procurando incentivar a Federação Internacional de Tênis de Mesa, para que a gente possa melhorar a governança do tênis de mesa mundial. Vamos trabalhar para melhorar cada vez mais o nosso estatuto e a governança como um todo”, avisou Alaor Azevedo, que fez vários agradecimentos em seu discurso:

“Quero agradecer à Band e à Bandsports, que são muito importantes para o esporte brasileiro. Queria agradecer à Fabiana, essa lutadora incansável, que criou esse prêmio e manteve em todos estes anos. Quero agradecer à toda a comunidade do tênis de mesa: aos atletas, dirigentes, os presidentes de Federações, treinadores e árbitros. Agradecer ao Geraldo Campestrini, que nos ajudou muito e vai continuar na governança. E a todos que nos ajudaram nesse trabalho do dia a dia”.

Essa foi a sétima vez que a CBTM ficou no Top 5 das confederações esportivas brasileiras, participando de todas as edições do Prêmio Sou do Esporte em posição de destaque. Na primeira edição, em 2015, a entidade ficou em quinto lugar e teve escala progressiva na avaliação da governança, até alcançar o primeiro título, em 2019.

Além disso, a CBTM também ocupa posição de destaque em outros indicadores de gestão e governança no esporte brasileiro, como o GET – Gestão Ética e Transparência, programa do Comitê Olímpico do Brasil, e o Rating Integra, organizado pelo Pacto pelo Esporte, um acordo empresarial que criou o indicador em conjunto com a ONG Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa Institucional e de Eventos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento aos profissionais de imprensa: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações