Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A última década marcou uma alteração importante no relacionamento entre os atletas e as instituições esportivas. A Comissão de Atletas passou a ter um papel primordial na administração do desporto, inclusive na escolha dos mandatários das confederações. Na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), esse poder é ampliado aos atletas de todos os estados nas eleições. Mas, você sabe como trabalha a Comissão de Atletas e quem são seus membros?
A atual Comissão de Atletas tem mandato até o final da temporada 2024 e busca o equilíbrio de gêneros e entre olímpicos e paralímpicos. Os membros eleitos entre os próprios atletas são:
O presidente da Comissão de Atletas, Gustavo Yokota, fala um pouco sobre esta representatividade:
A Missão
“Para além das obrigações contidas no regimento interno da Comissão de Atletas, acredito que a sua principal missão é defender os interesses dos mesa-tenistas brasileiros. Ou seja, a Comissão de Atletas tem que dar voz às demandas, sugestões e críticas da comunidade, visando, assim, um ambiente esportivo onde cada atleta se sinta valorizado e respeitado”.
Atuação da Comissão e o que acreditam que podem evoluir?
“A Comissão de Atletas teve dificuldades em se organizar no início, mas desde 2022, com maior engajamento dos seus membros, vem realizando um excelente trabalho. Mantivemos uma boa frequência de reuniões e discussões, e também realizamos consultas aos mesa-tenistas brasileiros de diferentes categorias. Dezenas de sugestões, demandas e críticas já foram apresentadas por nós à CBTM. Acredito que, respeitando a rotina de cada membro, agora temos apenas que manter o nosso compromisso com a Comissão de Atletas e continuar levando pautas à entidade, além, é claro, de cobrar pelos resultados”.
Como os atletas podem colaborar mais?
“Acredito que muitos atletas da comunidade do tênis de mesa brasileiro não conhecem a nossa Comissão. Eles (as) só precisam saber que podem entrar em contato conosco para apresentar as suas pautas. Em alguns casos podemos enfrentar limitações, mas estaremos sempre abertos a ouvi-los e dispostos a somar em suas mobilizações”.
– Capítulo 1.2 - A Comissão de Atletas tem independência de funcionamento e regulamentação, devendo reportar suas pautas e deliberações ao Conselho de Administração, ficando facultada a participação de membros deste nas reuniões ordinárias e extraordinárias da Comissão de Atletas.
- Capítulo 1.3 - A Comissão de Atletas é um órgão de controle social e aconselhamento da CBTM, sendo composta por representantes de atletas regularmente filiados à CBTM.
- Capítulo 1.6 - A Comissão de Atletas reunir-se-á, ao menos, 03 (três) vezes por ano em reuniões ordinárias, em calendário anual previamente acordado pela maioria de seus membros. E extraordinariamente por convocação do Presidente da Comissão de Atletas e/ou metade de seus membros para a deliberação de pautas consideradas urgentes.
Quer conhecer mais?
Veja AQUI o Regimento da Comissão de Atletas.
Veja AQUI detalhes sobre a composição da Comissão de Atletas e e-mail de contato.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Contato: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com